Vasco Alves com vitória e derrota em “playoffs” na “Copa S.M. El Rey”
O golfista amador português Vasco Alves teve uma prestação de realce durante o dia de hoje, batendo-se com denodo na “Copa S.M. El Rey”. De manhã ganhou no 19º buraco dos 1/16 final ao alemão Tim Wiedemeyer. À tarde defrontou outro germânico, Paul Ulmrich, com quem acabou por perder, mas apenas no buraco 22.
Depois de ter sido o único elemento da Seleção Nacional a passar à fase de “MatchPlay” dos Campeonatos Internacionais Amadores Masculinos de Espanha, que decorrem no Infinitum Golf, em Vila-Seca (Tarragona), Vasco Alves tinha conseguido ontem ultrapassar o primeiro adversário nesta fase da competição. O seu opositor foi o escocês Scott Mann, a quem venceu por 3&2.
Hoje a jornada incluía os “matches” dos dezasseisavos de final (de manhã) e oitavos-de-final (à tarde).
Na segunda eliminatória da fase a eliminar (1/16) o adversário foi o alemão Tim Wiedemeyer. O embate foi renhido, com o germânico a ganhar vantagem logo no buraco 1, mas o atleta do Oporto Golf Club ganhou o 2 e a partir do 5 dispôs de vantagem de 1UP, que foi alternando com 2UP até ao buraco 10. Do 11 ao 13 os jogadores estiveram “All Square”, para no 14 voltar a ser Wiedemeyer a adiantar-se. O “match” ficou novamente empatado no 16, e um “birdie” de Vasco Alves no 17 (PAR 3) deu-lhe o 1UP. Infelizmente, o golfista nacional viria a perder o buraco 18, pelo que o “match” passou para a fase de “sudden death playoff”, jogando-se todavia um único buraco, em que o nortenho se impôs.
Na parte da tarde, já nos oitavos-de-final, o adversário de Vasco Alves foi outro alemão, Paul Ulmrich. Uma vez mais assistiu-se a um “match” renhidíssimo, com o português a adiantar-se no buraco 2 mas o germânico a ganhar os dois buracos seguintes e a passar para a liderança. No buraco 8 Ulmrich chegou a dispor de vantagem de 2UP, mas o golfista luso no buraco imediatamente seguinte voltou a colocar a diferença em 1UP. Até ao 13 o teutónico continuou em vantagem, mas no 14 o “match” voltou a “All Square”, mantendo-se assim até ao 18. Uma vez mais Vasco Alves iria decidir a manutenção em prova no “playoff”… Desta feita foram necessários jogar quatro buracos para encontrar o vencedor, que acabou por ser Paul Ulmrich.
Terminou assim a participação da Seleção Nacional nesta prova, cujos quartos-de-final e meias-finais se jogam amanhã, tendo a final lugar no domingo.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 3 de março de 2023
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe