REGISTO INDIVIDUAL ONLINE
RIO
O registo individual online de praticantes é feito na Federação Portuguesa de Golfe sem necessidade de inscrição em clube de golfe, e em cumprimento deste regulamento.
O registo individual online é válido por uma única vez para cada praticante, e pelo período máximo de um registo e a subsequente renovação. O registo individual online caduca automática e imediatamente no fim daquele período.
O Registo Individual Online destina-se a todos os praticantes que nunca tenham sido filiados; aos que à data do seu registo não tenham sido filiados nos últimos 2 (dois) anos; e ainda àqueles cujo último registo de filiação tenha sido feito através de clube com inscrição na FPG cancelada ou suspensa.
O registo individual online é feito exclusivamente online, com o preenchimento do formulário presente nesta página.
Uma vez preenchido o formulário, os serviços procedem à sua validação. Feita a validação, é remetido via correio eletrónico um aviso de pagamento ao praticante.
Recebido o pagamento, o praticante é registado individualmente na Federação Portuguesa de Golfe, sendo-lhe enviado por correio eletrónico, o comprovativo do registo com indicação do seu número de filiado. O cartão digital de filiado ficará automaticamente disponível na área reservada myFPG, devendo o próprio proceder ao devido registo aqui.
Consulte aqui os valores aplicáveis.
O praticante registado individualmente fica sujeito aos mesmos deveres de qualquer outro praticante de golfe, designadamente:
– Respeitar os Estatutos e Regulamentos da Federação Portuguesa de Golfe;
– Observar as Regras de Golfe e Regras do Estatuto Amador, e o Sistema de Handicap Mundial, naquilo que lhe é aplicável;
– Respeitar as decisões legítimas das autoridades do golfe nacional e internacional.
O praticante registado individualmente beneficia dos mesmos direitos de qualquer outro praticante filiado, com exceção dos inerentes à filiação na FPG através de um clube.
Como deverá proceder o praticante registado individualmente que pretenda obter um handicap?
O praticante registado individualmente poderá obter um handicap, sendo a Comissão de Handicaps da Federação Portuguesa de Golfe responsável pela sua atribuição e gestão, em cumprimento do disposto no Apêndice RIO, aplicável ao Sistema de Handicap Mundial™.
Para mais informações sobre assuntos de gestão de handicap no âmbito do RIO, consulte abaixo as Perguntas e Respostas de Handicap para praticantes registados individualmente.
Para informações gerais sobre handicap, consulte aqui os regulamentos de handicap e perguntas e respostas de Handicap.
Para obter o seu Índice de Handicap, do Sistema de Handicap Mundial™, o praticante registado individualmente tem de:
1. Estar registado em myFPG
Encontra instruções aqui.
2. Jogar Golfe
Submeter o mínimo de um resultado aceitável para handicap de 9 buracos, podendo submeter mais resultados, de 9 e 18 buracos.
Pode jogar em campos classificados para handicap, efetuando o pré-registo do cartão na funcionalidade de Cartões em myFPG e depois enviando o resultado em myFPG com:
– Data de jogo
– Identificação do campo, buracos e tees jogados
– Volta para HCP identificada como SIM
– Validação do marcador
– Cópia da Imagem do cartão carregada em myFPG, se aplicável.
3. Certificar a Capacidade Técnica
Solicitar ao seu Treinador o preenchimento do certificado de jogo .
4. Solicitar a atribuição do Índice de Handicap:
Enviar o pedido de atribuição do handicap e cópia do certificado de jogo devidamente preenchido para handicaps@fpg.pt
O Índice de Handicap fica disponível em myFPG assim que processado.
O certificado de jogo comprova a capacidade técnica do praticante (que não tem registo prévio de handicap), para a prática do golfe, e deverá ser emitido por um treinador de golfe portador do Título Profissional de Treinador de Desporto emitido pelo IPDJ, e registado na FPG.
O modelo do certificado de jogo está disponível aqui para preenchimento e assinatura do treinador de golfe que o emite.
Aplicam-se aos praticantes registados individualmente as condições gerais do Sistema de Handicap Mundial™.
O praticante pode jogar voltas aceitáveis para efeitos de handicap:
– Nos formatos autorizados (Jogo por pancadas, Stableford, Resultado Máximo e Par/Bogey)
– Em Competições organizadas ou em Jogo Geral
– Obtendo resultados para 9 e 18 buracos
Espera-se que um jogador:
– Saiba qual o seu Índice de Handicap, que pode consultar no myFPG, e informe a Comissão de quaisquer resultados pendentes ou discrepâncias no seu Índice de Handicap;
– Jogue segundo as Regras de Golfe;
– Aja como marcador de outro jogador e tenha o seu resultado certificado;
– Jogue em percursos classificados, usando o Handicap de Campo (100%) e conhecendo o Handicap de Jogo aplicável e sabendo em que buracos recebe ou concede pancadas;
– Tente fazer o melhor resultado possível em cada buraco;
– Submeta as voltas atempadamente, para que o handicap seja atualizado no fim do dia e esteja pronto para o dia seguinte.
O praticante registado individualmente submete os seus resultados:
– Jogados em competições organizadas por entidades aprovadas pela FPG, através da submissão à Comissão Técnica no final da volta.
– Jogados em Jogo Geral, através do myFPG, seguindo as instruções disponíveis aqui.
O handicap de um jogador registado individualmente é gerido sob a supervisão da Comissão de Handicap e Course Rating da FPG.
Se o jogador, filiado através do RIO, for também filiado noutra federação nacional no estrangeiro, onde possui também um handicap, atribuído no âmbito da jurisdição dessa Federação Nacional, o jogador tem de enviar para handicaps@fpg.pt o seu registo de handicap do estrangeiro completo. É feito o escrutínio e atribuição/atualização do registo de handicap português, com integração dos resultados de forma condensada.
O Índice de Handicap do Sistema de Handicap Mundial™, registado no sistema informático central de handicaps da FPG, e atualizado com os resultados aceitáveis e ajustes aplicáveis, será o utilizado em Portugal.
O jogador pode ainda obter o registo de handicap de Portugal, através de myFPG, quando retornar ao outro país.
Para contactos sobre assuntos de gestão de handicap no âmbito do RIO aplica-se o endereço handicaps@fpg.pt.
Os pedidos são processados por ordem de chegada, dentro do horário de expediente do Departamento de Handicaps e Course Rating da FPG.