José Pedro Sottomayor
O golfe é uma das poucas modalidades desportivas que pode ser praticada independentemente da idade, género, condição física ou limitações. O golfe é por consequência totalmente inclusivo, proporcionando experiências memoráveis para todos aqueles que o praticam. Desde aqueles que apenas o praticam de forma recreativa, até a aqueles que procuram competir até a uma idade avançada. Distingue-se da maioria das restantes modalidades pelos valores que incute nos seus praticantes, mas também pela capacidade única que tem de juntar em campo famílias e amigos de diferentes gerações.
Maria Filomena Fazenda
Os benefícios do Golfe
“O golfe tem sido associado a benefícios que promovem a saúde para a população em geral. Estes incluem: o aumento da longevidade, a melhoria do desempenho dos sistemas cardiovascular, respiratório e metabólico, o fortalecimento muscular e um maior equilíbrio, além de uma melhoria no bem-estar mental.”
(Relatório sobre Golfe e Saúde, 2020; Murray, Daines, et al., 2017b; Murray, Jenkins, et al., 2017).
A prática em comunhão profunda com a natureza e o natural distanciamento entre praticantes, conduziu o Golfe a uma explosão de praticantes a nível mundial por ocasião da recente pandemia Covid-19.
Já pensou em experimentar? Não deixe de contactar um clube na sua área de residência e descubra uma modalidade que poderá revolucionar a sua vida.
Jorge Gabriel
O Golfe Adaptado (G4D)
O Golfe Adaptado refere-se à prática do golfe por pessoas com algum tipo de deficiência física, sensorial ou intelectual. Esta modalidade procura proporcionar uma experiência inclusiva e acessível, permitindo que indivíduos com diferentes habilidades participem ativamente.
Existem diversas adaptações e modificações no golfe adaptado, dependendo das necessidades específicas dos jogadores. Algumas das adaptações comuns incluem:
Nuno Santos
Competir em golfe adaptado
O Golfe Adaptado não apenas oferece oportunidades recreativas para pessoas com deficiência, mas também pode ser praticado competitivamente.
Existem organizações e eventos específicos dedicados ao Golfe Adaptado, promovendo a inclusão e proporcionando uma experiência enriquecedora para os praticantes. Essa abordagem inclusiva não apenas destaca a importância da acessibilidade no desporto, mas também reconhece as habilidades e talentos únicos de cada indivíduo.
O Sistema de Handicap Mundial (WHS™), áreas de partida (tee ground) distintas e diferentes formatos de jogo facilitam esta oportunidade.
Para competir em torneios internacionais de Golfe Adaptado (G4D), os jogadores têm de comprovar a sua deficiência e a limitação que a mesma impõe à sua capacidade de jogo, de acordo com um conjunto de definições em constante revisão.
A Associação Europeia de Golfe Adaptado (EDGA – European Disabled Golf Association) é uma instituição constituída por voluntários de federações de golfe nacionais de 38 países de todo o Mundo (incluindo a FPG), com o objetivo de ajudar mais de meio milhão de pessoas afetadas por limitações motoras a praticarem golfe.
A FPG é membro da EDGA – European Disabled Golf Association (https://edgagolf.com/online/www/about-edga.php).
A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.
Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal
De forma a assegurar-lhe uma melhor experiência de navegação, o nosso site utiliza cookies
Para obter mais informações, poderá consultar a nossa Política de Privacidade.
Necessários para o funcionamento do site, não implicam qualquer recolha dos seus dados.
Permitem a recolha de dados anónimos sobre a sua navegação, para efeitos estatísticos.