Skip to main content
  • SUSTENTABILIDADE

    UMA PRIORIDADE FPG
  • SUSTENTABILIDADE

    UMA PRIORIDADE FPG

SUSTENTABILIDADE

O que fazemos para que o Golfe seja mais sustentável

Apoiamos e aconselhamos tecnicamente as ações que visem dinamizar novos modelos de planeamento/requalificação e gestão de instalações desportivas e eventos sustentáveis, promover a igualdade de oportunidades e género, promover campanhas inovadoras de sensibilização e (in)formação, promover o voluntariado e a aquisição e o desenvolvimento de competências profissionais, incluindo:

O desenvolvimento de planos, programas e projetos que visem a promoção da modalidade junto da comunidade local (ex. open days) e a implementação de instalações desportivas acessíveis e sustentáveis, através do cumprimento de critérios adequados de planeamento, construção e gestão.

A adoção de ferramentas de qualificação das instalações desportivas, novas ou existentes, incluindo o programa OnCourse® da Golf Environment Organization (GEO) promovido pelo The R&A.

A organização e dinamização de programas de I&D, de estudos estratégicos, de cursos profissionalizantes e técnicos, de candidaturas e planos de comunicação/marketing que visem a divulgação dos efeitos benéficos do golfe, a adoção de boas práticas e a promoção dos melhores exemplos nacionais. 

A sustentabilidade não é apenas uma componente do trabalho desenvolvido pela FPG – é uma influência orientadora da política e das estratégias para o desenvolvimento do golfe em Portugal

Seminário, OUTUBRO 2023

A Importância da Reutilização de Águas Residuais na Rega de Campos de Golfe

O evento subordinado ao tema da Reutilização de Águas Residuais na Rega de Campos de Golfe foi organizado em conjunto pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG), Águas do Algarve e Mota Engil-ATIV, e teve lugar no dia 16 de outubro no Hotel Tivoli Lagos, no Algarve. O seminário abordou o tema da água nas suas mais variadas vertentes: origens, uso eficiente, armazenamento, etc. e salientou a importância do uso da água reutilizada das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) na rega de campos de golfe, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos. O evento contou com cerca de 70 participantes, a maioria representantes do setor do golfe nacional, e teve como oradores Miguel Franco Sousa (presidente da FPG) André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, António Eusébio, presidente da Águas do Algarve, Hugo Pereira, vice-presidente executivo do conselho de administração da Águas do Tejo Atlântico, Susana Grácio, em representação do Turismo de Portugal, Pedro Coelho, diretor da Agência Portuguesa para o Ambiente, Pedro Silvestre, em representação do campo de golfe dos Salgados (Grupo NAU Hotels & Resorts) e Cristina Veríssimo, da Mota Engil ATIV. Miguel Franco de Sousa, presidente da FPG, referiu que “Sabendo que existia um plano de investimento para ETARS no Algarve de 23 milhões de euros para cinco estações e que vão abastecer cerca de 50% dos campos de golfe, achámos que esta seria uma boa altura para chamar todos os players da região, para a necessidade de utilização de APR (água para reutilização)” e sublinhou que “foi trazida para cima da mesa uma ferramenta muito importante que a FPG conhece bem e que utiliza no Jamor, que é o Dryject+ SAP e que demonstra ser um aliado que vai contribuir para combater os problemas do stress hídrico e para redução de utilização de água e todas estas soluções juntas são importantes”.
Turismo Sustentável, FEVEREIRO 2021

Webinar “Eficiência hídrica nos campos de golfe em Portugal”

Enquadrado no projeto Turismo Sustentável – um melhor destino para [com] todos, financiado pelo Fundo Ambiental, a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e o Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG), em parceria com o Turismo de Portugal, promovem o webinar Eficiência hídrica nos campos de golfe, no qual apresentam os resultados do diagnóstico realizado aos campos de golfe do continente e das regiões autónomas, em novembro e dezembro de 2020, relativo às práticas implementadas e às medidas previstas no âmbito da eficiência hídrica. A Federação Portuguesa de Golfe e o CNIG contam com a colaboração técnica da Associação Portuguesa de Greenkeepers, na qual também se apresentam diferentes soluções disponíveis para uma maior eficiência no consumo de água em campos de golfe. Esta primeira sessão que tem lugar no dia 22 de fevereiro, pelas 15h00, conta com a participação da Secretária de Estado do Ambiente e da Secretária de Estado do Turismo.

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2023 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados