Sofia Sá muito forte no arranque do Internacional de Portugal
A campeã nacional absoluta abriu com 70 (-2) pancadas no Montado Hotel & Golf Resort e está a distância mínima das líderes – a francesa Maylis Lamoure e a alemã Helen Briem.
Sofia Sá esteve hoje em grande nível no arranque do 92.º Campeonato Internacional Amador de Portugal Feminino, no Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela.
A campeã nacional absoluta concluiu a primeira volta com 70 pancadas, 2 abaixo do Par 72, o que lhe dá um lugar entre as terceiras classificadas, a somente uma pancada da dupla de líderes, composta pela francesa Maylis Lamoure e a alemã Helen Briem, que marcaram 69.
Sofia Sá – que o ano passado foi 12.ª, na melhor marca portuguesa desde que torneio em 2008 mudou o seu formato para stroke play – está empatada no terceiro posto com a espanhola Anna Cañado Espinal, as italianas Sophie Bierstorfer e Francesca Fiorellini, a francesa Carla de Troia e a norueguesa Silje Torvund Ohma.
“Hoje o campo não estava nada fácil, de manhã: estava muito frio e ao longo da manhã o vento começou a levantar. Espero continuar neste registo nos próximos três dias, shot a shot”, disse Sofia, que iniciou a sua volta no primeiro grupo a sair do 1, pelas 9h, juntamente com a escocesa Louise Duncan, 19.º no ranking mundial amador, e a francesa Vairana Heck, vice-campeã na edição de 2021.
As condições estavam, de facto difíceis, como o demonstram os resultados gerais. Entre as 90 jogadoras em campo, apenas 10 conseguiram bater o par e apenas três o igualaram. Assim sendo, é de realçar também o resultado da portuguesa Constança Mendonça, que, com 74, está no top-20, no grupo das 18.ªs classificadas. Dentro do cut provisório, que será feito no final das três primeiras voltas para as 40 primeiras e empatadas, encontra-se igualmente Ana da Costa Rodrigues, com 76, nas 37.ªs.
De resto, as restantes jogadoras da seleção nacional não comprometeram de todo: Ivete Rodrigues e Inês Belchior assinalaram 79 e Luciana Reis e Francisca Rocha 80.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 26 de janeiro de 2022
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe