
Depois de estágio, seleções rumam a Espanha e Montado
Equipas nacionais masculina e feminina competem esta semana respectivamente no Match Internacional Octogonal Masculino de Costa Ballena e no Internacional Amador de Portugal.
Nos dias 22 e 23 de janeiro, o Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor recebeu o 1° estágio de 2022 da Seleção Nacional Amadora, o qual serviu de preparação para dois importantes torneios do calendário desportivo, ambos a realizarem-se de 26 a 29. Findo o mesmo, as comitivas masculina e feminina partiram hoje para os respectivos destinos, de forma a ali se realizarem as habituais voltas de treino.
Em Homens, vai disputar-se em Espanha o Match Internacional Octogonal Masculino de Costa Ballena, a ter lugar no Costa Ballena Ocean Golf Club, em Cádiz, Andaluzia.
Orientada pelo Treinador Nacional Nelson Ribeiro, a equipa é constituída por Hugo Camelo Ferreira (CG Miramar), Pedro Sousa Machado (Oporto GC), Ricardo Garcia (Oporto GC), João Miguel Pereira (CG Aroeira), Afonso da Costa Rodrigues (CG Miramar) e Pedro Afonso Mendes (Oporto GC).
Em Senhoras, joga-se o 92.º Campeonato Internacional Amador de Portugal Feminino, como habitualmente, no Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela.
Liderada pelo Treinador Nacional Adjunto Hugo Pinto, a formação nacional conta com Ana Costa Rodrigues (CG Miramar), Constança Mendonça (CG Orizonte), Francisca Rocha (Oporto GC), Inês Belchior (CG Quinta Peru), Ivete Rodrigues (Verdegolf), Luciana Reis (CG Miramar) e Sofia Barroso Sá (ADC Quinta Lago)
Internacional Amador de Portugal Feminino
Para o Internacional Amador Feminino, é o regresso à sua data original, na última semana de Janeiro, depois de em 2021 ter sido adiado para Maio devido à pandemia. Então, Sofia Barroso Sá foi 12.ª classificada, às portas do top 10, estabelecendo a melhor classificação de uma portuguesa desde que o torneio mudou o seu formato de match play para stroke play em 2008.
Entre as 90 concorrentes no Montado, há varias jogadores de renome global, como a escocesa Louise Duncan, actual 19.ª no ranking mundial e campeã em título no Women’s Amateur Championship, um dos ‘majors’ amadores; a sul-coreana Jeong Hyun Lee, 28.ª mundial; ou a italiana Francesca Fiorellini, 56.ª mundial, que somou vários títulos em 2021, entre os quais no Internacional de França Sub21.
A vencedora do ano passado, a francesa Lucie Malchirand está ausente visto que entretanto tornou-se profissional. Duas semanas depois do êxito no Internacional de Portugal, a gaulesa de 18 anos causou furor ao vencer o Ladies Italian Open, do Ladies European Tour, ainda na condição de amadora. Em contrapartida, estará presente no Montado a vice-campeão de 2021, a sua compatriota Vairana Heck.
Match Internacional Octogonal Masculino de Costa Ballena
O Match Internacional Octogonal Masculino de Costa Ballena é uma prova por nações que faz parte do calendário da Real Federação Espanhola de Golfe e que é pontuável para o Ranking Mundial Amador, marcando o início das contendas europeias em 2020.
As equipas participantes são as seguintes: Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Países Baixos e Portugal.
Antes de se tornar um octogonal em 2018, era um quadrangular que se realizava desde 2001. Os oito países são divididas em dois grupos de quatro. Nos três primeiros dias de prova, os quatro países de cada grupo jogam todos contra todos (round robin) em encontros de match play com três partidas de pares em foursomes e seis de singulares.
No último dia, os primeiros de cada grupo encontram-se na final, os segundos medem forças pelo terceiro lugar e assim sucessivamente.
Sendo atribuído um ponto pela vitória e meio ponto para cada lado em caso de empate, nove pontos estão em jogo em cada duelo entre as nações presentes. Em termos globais, a equipa vencedora do encontro amealha dois pontos. Em caso de empate no final do match, é distribuído um ponto para cada lado.
O sorteio dos grupos será feito na terça-feira ao fim da tarde, juntamente com a apresentação das equipas, e já depois da volta de treino para esse dia agendada.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 24 de janeiro de 2022
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe