Ricardo Melo Gouveia deixa bons sinais na estreia
Português foi 53.º no Abu Dhabi HSBC Championship, o primeiro torneio do ano no DP World Tour. O título sorriu ao campeão do Portugal Masters, o belga Thomas Pieters.
Depois de duas voltas sempre a subir na tabela, Ricardo Melo Gouveia não evitou uma descida na última volta do Abu Dhabi HSBC Championship, que hoje terminou no campo do Yas Links com a vitória do belga Thomas Pieters, o campeão em título do Portugal Masters.
Jogando num grupo em que se incluía o histórico inglês Lee Westwood, o português fechou com 75 pancadas, 3 acima do par 72, para terminar no grupo dos 53.ºs classificados entre os 76 jogadores que passaram o cut. Somou um total agregado de 290 (+2). Estava nos 37.ºs à partida para a jornada deste domingo, após uma brilhante recuperação na segunda e terceira voltas, já que finalizara a primeira nos 90.ºs.
Apesar de não ter mantido a tendência ascendente, Melo Gouveia deixou excelentes indicadores neste seu regresso ao European Tour, agora designado DP World Tour: crença, fibra e genialidade, como quando fez 6 abaixo do par numa série de oito buracos consecutivos, entre o final da segunda volta e o início da terceira.
O Abu Dhabi HSBC Championship foi a segunda prova da época e a primeira do ano no DP World Tour, fazendo parte das Rolex Series, a série de torneios mais importantes do circuito. Com um prize-money de 7 milhões de euros, contou com vários jogadores do top-10 mundial, como Collin Morikawa (n.º 2), Viktor Hovland (n.º7) e Rory McIlroy (n.º 8).
Com a sua posição final, Melo Gouveia faturou um prémio de €24.176,03 e passou a ocupar a 61.ª posição no ranking do DP World Tour.
No topo, somando um total de 278 (-10), Thomas Pieters tornou-se o primeiro belga a conquistar uma prova das Rolex Series. Partindo para a jornada decisiva empatado no segundo lugar com o irlandês Shane Lowry, a uma pancada do líder Scott Jamieson, o belga terminou com 72 (par) para ganhar com a vantagem mínima sobre o espanhol Rafa Cabrera-Bello e o indiano Shubhankar Sharma.
Pelo triunfo arrecadou pouco mais de 1,2 milhões de euros. Sucede na lista dos vencedores ao inglês Tyrrel Hatton.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 23 de janeiro de 2022
Fotografia © Ricardo Melo Gouveia