Portugueses falham apuramento no “Boys’ Amateur Championship”
A Seleção Nacional, composta por Afonso Costa Rodrigues, João Miguel Pereira e Pedro Sousa Machado, não conseguiu apurar qualquer jogador para a fase decisiva do “Boys’ Amateur Championship”.
Esta competição, que decorre em três campos na Escócia, com organização do R&A, realiza-se desde 1921. Em 2017 foi conquistada pelo atual Bicampeão Nacional Absoluto e de Profissionais Pedro Lencart.
O torneio este ano conta com a participação de 252 jogadores, que ontem e hoje fizeram voltas em “Stroke play” nos campos Monifieth Golf Links e Panmure Golf Club.
Após esta fase, os 64 melhores vão discutir a vitória na competição, defrontando-se em eliminatórias sucessivas no formato de “Matchplay” entre quinta-feira e domingo, no exigente e famoso percurso de Carnoustie, com o derradeiro encontro, para atribuição do título de campeão, a ser disputado em 36 buracos.
De fora dessa fase vão estar 188 dos competidores, incluindo os três portugueses. O “cut” foi fixado nas 145 pancadas (+4).
No dia de ontem, os elementos da seleção lusa atuaram no campo de Panmure (PAR 70), que se veio a revelar o mais difícil para o “field”. O melhor foi Afonso Costa Rodrigues (Miramar), que fez 77 pancadas, seguido de Pedro Sousa Machado (Oporto), com 79, e de João Miguel Pereira (Aroeira), com 80.
Hoje os representantes nacionais competiram em Monifieth (PAR 71), com João Miguel Pereira a completar o percurso em 73 pancadas, menos uma do que Afonso Costa Rodrigues e Pedro Sousa Machado.
O espanhol Jorge Siyuan Hao foi o melhor jogador da fase de stroke play, com um agregado de -4.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 9 de agosto de 2022
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe