Portugal Vice-campeão Europeu Amadores – Divisão 2
Portugal perdeu com a Escócia na final do European Amateur Team Championship – Division 2, no Green Resort Hrubá Borsá, na Eslováquia. Uma derrota que em nada belisca o excelente desempenho da seleção nacional. Além da medalha de prata, ficou garantida a presença na Divisão 1 em 2024.
Daniel Rodrigues, Pedro Silva e Hugo Camelo, de Miramar; João Pereira e João Teixeira e Costa, da Aroeira; e Vasco Alves, do Oporto. Sob a orientação do treinador nacional Nelson Ribeiro, foram eles a levar Portugal de volta ao escalão primodivisionário na próxima edição.
Depois de ter sido segunda classificada na fase de stroke play, a seleção lusa bateu a Chéquia nas meias-finais do Flight A e chegou à final da competição. A Escócia – que já havia vencido a fase de stroke play – revelou-se no entanto um adversário fortíssimo no encontro pela medalha de ouro.
O resultado da final, no cômputo das duas partidas de pares em foursomes e das cinco de singulares, saldou-se em 5,5-1,5 a favor dos britânicos.
Nos pares matinais, Daniel Rodrigues/Vasco Alves perderam para Calum Scott/Connor Graham, por 5&4; e Pedro Silva/João Pereira para Gregor Tait/Oliver Mukherjee, por 4&3.
Com uma desvantagem de 0-2 para os ‘singles’, Portugal precisava então de operar uma reviravolta épica para sair vencedora. Não aconteceu. Vasco Alves foi batido por Graham Connor, por 5&4; e João Pereira, na terceira partida, cedeu face Matthew Wilson por 3&2, naquele que foi o ponto que deu a vitória à Escócia.
Os restantes três jogos terminaram empatados, com 0,5 pontos para cada lado: Hugo Camelo vs. Calum Scott; Pedro Silva vs. Gregor Graham; e Daniel Rodrigues vs. Oliver Mukherjee.
No encontro pela medalha de bronze, a Áustria bateu a República Checa por 4-3.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 15 de julho de 2023
Fotografia © EGA