Portugal finaliza em 8.º no Europeu de Boys – Divisão 2
Portugal perdeu com o Luxemburgo no encerramento do European Boys’ Team Championship – Division 2, que decorreu no Green Resort Hrubá Borsá, na Eslováquia. Era um encontro para atribuição do sétimo lugar, pelo que a seleção nacional acabou em oitavo entre as 12 nações participantes.
Depois de ter sido quinto classificado nas duas voltas da fase de stroke play, Portugal perdeu os dois encontros que disputou no Flight B durante a fase de match play, primeiro frente à Estónia, depois face ao Luxemburgo. Em ambos os casos por 2-3.
Os dois pontos da seleção nacional – orientada pelo treinador Afonso Girão – perante o Luxemburgo foram conquistados nos singles por João Iglésias e Diogo Rocha, vencedores respetivamente dos duelos com Andrew Rojas (por 2&1) e Maxime Morn (1up).
Tal como no encontro frente à Estónia, o equilíbrio foi a nota dominante e o desfecho podia ter sido o inverso, a favor do conjunto das quinas.
É que as duas derrotas deste sábado nos singles aconteceram no 18.º e último buraco, por 1 down: Tomás Araújo perdeu ao cair do pano para Alexandre Dorier, o mesmo sucedendo com Miguel Silveira frente a Stefan Rojas.
Na partida de pares em foursomes, José Miguel Franco de Sousa/Pedro Sousa Machado também tinham perdido no 18, mas por 2 down, contra Nicolas Winandy/Lenny Mines.
A Polónia foi a vencedora do Flight B e 5.ª classificada no Europeu ao bater a Estónia na final por 4,5-0,5.
No Flight A, a Áustria – que havia vencido destacada a fase de stroke play – derrotou a Islândia por 6-1 conquistando a medalha de ouro.
Num duelo britânico para atribuição do terceiro lugar e da medalha de bronze, o País de Gales levou a melhor sobre a Escócia por 4-3.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 15 de julho de 2023
Fotografia © EGA