Portugal com arranque forte no Europeu Amador por Equipas
A seleção nacional de Homens iniciou hoje em excelente plano a sua participação no European Amateur Team Championship – Division 2, no Green Resort Hrubá Borsá, na Eslováquia. No final da primeira volta de stroke play, encontra-se no segundo lugar entre as nove nações presentes, só atrás da Escócia.
A fase de stroke play (por pancadas) joga-se em duas voltas, contando para o resultado coletivo os cinco melhores ‘scores’ de cada equipa de seis jogadores.
No fim da mesma, as quatro primeiras vão integrar o 1.º Flight para a fase de match play, em discussão das medalhas e da promoção ao escalão primodivisionário em 2024, esta reservada aos dois países finalistas (a não ser que um dos dois primeiros seja o país anfitrião na próxima edição, sendo nesse caso repescado o terceiro classificado).
Sob a orientação do treinador nacional Nelson Ribeiro, Portugal está para já bem posicionado para vir a integrar o 1.º Flight. Nesta jornada inaugural fez um primeiro resultado de 344 pancadas, 16 abaixo do Par, sendo vice-líder, a seis pancadas da líder Escócia, que perfez 338 (-22).
A República Checa é terceira com 345 (-15), seguida da Hungria e da Áustria, ambas com 350 (-10). Islândia (-9), Polónia (-7), Eslováquia (-4) e Turquia (+1) completam o lote de participantes.
Em termos individuais, o destaque foi para João Teixeira e Costa (Aroeira), que, com 65 (-7), partilhou a marca mais baixa do dia com o escocês Connor Graham e o austríaco Fabian Lang. João fez 8 birdies contra 1 bogey.
Pedro Silva (Miramar) assinalou 68 (-4), Daniel Rodrigues (Miramar) e João Pereira (Aroeira) fizeram 70 (-2) e Vasco Alves (Oporto) 71 (-1). De fora ficou o 72 (Par) de Hugo Camelo (Miramar).
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 12 de julho de 2023
Fotografia © EGA