Skip to main content
Pedro Mendes e Gonçalo Rodrigues Campeões Nacionais de Pares Pitch & Putt

Pedro Mendes e Gonçalo Rodrigues Campeões Nacionais de Pares Pitch & Putt

Pedro Mendes e Gonçalo Rodrigues, golfistas do Paredes Golfe Clube, sagraram-se Campeões Nacional de Pares em “Pitch & Putt”, com um total de 82 pancadas (8 abaixo do PAR do percurso da Quinta do Fojo). A dupla da Quinta das Lágrimas constituída por Hugo Espírito Santo e Pedro Ferreira foi Vice-Campeã, com mais uma pancada.

O Campeonato Nacional de Pares “Pitch & Putt” realizou-se na Quinta do Fojo, com as 28 duplas a competirem num total de 24 buracos, em quatro modalidades diferentes (seis buracos cada): de manhã em “Foursomes” e “Fourball”; da parte da tarde em “Greensomes” e “Canada Cup”.
 

Com a diversidade de modalidades testou-se verdadeiramente a capacidade das duplas, que tiverem de manter a concentração ao longo de todo o dia, adaptando as suas estratégias a cada seis buracos.

Começaram com os “Foursomes”: uma bola, com pancadas alternadas entre os elementos da equipa, sendo as saídas nos buracos ímpares da responsabilidade de um dos elementos, enquanto o outro fazia os “tee-shots” nos buracos pares.

Seguiram-se os seis buracos em “Fourball”: cada jogador a jogar a sua bola, contabilizando-se o melhor resultado.

Estas são as modalidades mais conhecidas, utilizadas em competições como a Ryder Cup, a Solheim Cup e a Presidents Cup, entre muitas outras.

Da parte da tarde as duplas (23 Masculinas, duas Femininas e três Mistas) tiverem de adequar o seu jogo a outras duas modalidades.

Primeiro “Greensomes”: ambos os membros da dupla fizeram o tee-shot com a respetiva bola, escolhendo a seguir qual a bola que queriam jogar na segunda pancada e a partir daí jogaram alternadamente essa bola.

Finalmente, “Canada Cup”: duas bolas, cada jogador a jogar a sua e a serem contabilizados os resultados de ambos em cada buraco.

Hugo Espírito Santo, número um nacional da variante e golfista português que há mais tempo se dedica ao Pitch & Putt, com um currículo invejável, era o grande favorito, fazendo dupla com o jovem parceiro de clube Pedro Ferreira (nº 7 do Ranking Nacional de P&P).

Daí que a vitória dos golfistas de Paredes, Pedro Mendes e Gonçalo Rodrigues, que não têm ranking nesta variante, tenha constituído uma surpresa numa competição que foi extremamente renhida, com as primeiras nove duplas a terminarem separadas por apenas quatro pancadas.

Pedro Mendes/Gonçalo Rodrigues totalizaram 82 pancadas (17+15+16+34, -8).

“Conhecemo-nos e jogamos juntos desde há oito anos. Não temos participado nas provas internas, mas tínhamos a ambição de sermos campeões”, disse-nos Pedro Mendes, de 18 anos, ainda campeão em título do Open de Pitch & Putt, pois ganhou a última edição da prova, jogada em 2019 no CityGolf.

Para Gonçalo Rodrigues, de 19 anos, “o segredo esteve na complementaridade do nosso jogo e no apoio mútuo”. Este jogador ganhou o título de Campeão Nacional de Pares de P&P pela segunda vez, pois já tinha vencido a competição em 2018, fazendo dupla com Hugo Espírito Santo. Confessou ainda: “Treinei muito nas últimas semanas, pois devido aos estudos e ao início da minha atividade profissional estive quase um ano sem jogar golfe”.

Na segunda posição terminaram Hugo Espírito Santo/Pedro Ferreira (16+16+16+35, -7) e o par do CityNorte constituído por António Rodrigues (nº 55 no Ranking específico de P&P) e Adriano Fonseca (nº 8) (19+14+15+35, -7). Os Vice-Campeões Nacionais foram os jogadores da Quinta das Lágrimas, já que o primeiro critério de desempate (resultado obtido em “Foursomes”) lhes foi claramente favorável (16-19).

A Liga Nacional de Pitch & Putt continua a decorrer, com quatro zonas, até Agosto. As provas mais relevantes no calendário desta variante são (por ordem cronológica):

– Campeonato Nacional de Mid-Amateur & Seniors (CG Cantanhede, 9 e 10 de Abril)

– Campeonato Nacional Absoluto (CNFG Jamor, 30 de Abril e 1 de Maio)

– Open de P&P (CityGolf, 27 a 29 de Maio)

– Campeonato Nacional de Jovens (Quinta das Lágrimas, 9 de Julho – sub 10, sub 12 e sub 14; e 10 de Julho – sub 16, sub 18 e sub 25)

. Campeonato Nacional de Clubes (Aldeia dos Capuchos, 17 e 18 de Setembro)

– Taça da FPG (Paredes, 15 e 16 de Outubro)

– Campeonato Nacional de Match Play (CNFG Jamor, 4 de Dezembro)

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 26 de março de 2022

Fotografia © Octávio Passos / Federação Portuguesa de Golfe

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2025 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados