Martim Moreira, João Alvim e Gabriel Sardo Campeões Nacionais de Jovens em “Pitch&Putt”
Este fim de semana a Quinta das Lágrimas acolhe o Campeonato Nacional de Jovens de Pitch & Putt, com a realização de competições em seis escalões. Nos Sub-10 sagrou-se campeão o jogador da casa Martim Moreira, enquanto nos Sub-12 o campeão é João Alvim, do CityNorte, e nos Sub-14 o vencedor foi Gabriel Sardo (Oporto GC), após “Play-Off”. Amanhã definem-se os campeões nos escalões de Sub-16, Sub-18 e Sub-24.
O Campeonato Nacional de Jovens de Pitch & Putt conta com a participação de 57 jogadores, divididos por seis escalões. Nos escalões etários mais baixos os vencedores foram determinados ao fim de 18 buracos, enquanto a partir dos Sub-14 os participantes jogam 36 buracos.
No dia de hoje tiveram lugar os Campeonatos de Sub-10, Sub-12 e Sub-14.
O escalão de Sub-10 foi o que contou com maior participação, com um total de 19 jogadores, dos quais três meninas. Sagrou-se campeão Martim Moreira, da Quinta das Lágrimas, após uma volta espetacular, em que fez 53 pancadas (uma abaixo do PAR), após cinco “birdies” e quatro “bogeys”. Um resultado excecional, principalmente porque foi obtido por um golfista de apenas 10 anos. O título de Vice-Campeão Nacional foi para Miguel Coelho Porfírio, igualmente atleta da Quinta das Lágrimas, que fez 56 pancadas (+2). Na classificação de “Medal Net” o vencedor foi Tomás Rente (CityNorte), com 47 pancadas, menos duas do que Margarida Silva Pinto, igualmente do CityNorte, que foi a melhor Menina.
A prova de Sub-12 foi disputada por nove jogadores, saindo vencedor João Alvim (CityNorte), com uma volta de 54 pancadas (PAR do campo). O seu companheiro de clube, Gonçalo Maia, sagrou-se Vice-Campeão Nacional, graças a um cartão com 56 pancadas (+2). Rafael Nogueira (Paredes), ganhou em “Medal Net” com 46 pancadas.
Nos Sub-14, igualmente com nove jogadores (incluindo uma menina) envolvidos na luta pelo título, a prova deveria decidir-se em 36 buracos, mas o desfecho acabou por ser pleno de dramatismo, já que teve de se recorrer a um “Play-Off” para definir o Campeão.
Gabriel Sardo, do Oporto GC, que comandava após a primeira volta, a três buracos do fim do torneio tinha três pancadas de vantagem em relação a Pedro Ferreira (Quinta das Lágrimas), mas no 16 o jogador da casa reduziu a desvantagem para duas pancadas, fazendo “birdie”. No buraco seguinte o representante do clube anfitrião fez um “hole-in-one” (“eagle”) mas o golfista do Oporto respondeu com “birdie”, mantendo-se na liderança por uma pancada. No derradeiro buraco Pedro Ferreira fez “birdie” e Gabriel Sardo marcou “PAR”, pelo que ambos ficaram com um agregado de 99 (-9) e a decisão acerca do título teve de ir para “Play-Off”.
Todavia, o desempate resolveu-se logo no buraco 1, com Gabriel Sardo a fazer “birdie”, garantindo o título de Campeão Nacional, enquanto o seu valoroso adversário, Pedro Ferreira, fez “PAR” e sagrou-se Vice-Campeão Nacional.
O vencedor em “Medal Net” foi Francisco Costa Mendes (CityNorte).
Amanhã decidem-se os títulos nos escalões Sub-16 (13 participantes), Sub-18 (3 inscritos) e Sub-24 (4 competidores). Em todos os torneios jogam-se 36 buracos.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 9 de julho de 2022
Fotografia © Octávio Passos / Federação Portuguesa de Golfe