Hugo Espírito Santo e Arnaldo Paredes Campeões Nacionais de Mid-Amateur e Seniores em “Pitch & Putt”
Hugo Espírito Santo, da Quinta das Lágrimas, conquistou hoje o seu sétimo título na categoria “Mid-Amateur” da variante de “Pitch & Putt”, com uma vantagem de seis pancadas em relação a Arnaldo Paredes, que além de segundo classificado em “Mid-Amateur” se sagrou Campeão em Seniores. Em “Net” venceram Miguel Pereira (Mid-Amateur) e Angelino Lucas (Seniores), membros do C.G. Cantanhede.
O Clube de Golfe de Cantanhede foi o anfitrião do Campeonato Nacional de Mid-Amateur e Seniores na variante de “Pitch & Putt”. Inaugurado em 2009, este campo de 9 buracos de PAR 3 acolheu os 26 participantes nesta competição (22 dos quais Seniores – jogadores com pelo menos 50 anos de idade até ao final desde ano, categoria onde estava incluída a única Senhora que se inscreveu na prova, Marta Fragoso, do Lisbon Sports Club). Os competidores realizaram um total de três voltas de 18 buracos cada, com saídas simultâneas de todos os buracos às 8h30, 10h30 e 14h45.
Hugo Espírito Santo, número um do ranking nacional e nove vezes Campeão Nacional Absoluto da variante, era o principal favorito e não deixou os seus créditos por mãos alheias, impondo-se numa prova dominada pelos jogadores da Quinta das Lágrimas, com os conimbricenses a arrecadarem quatro dos seis troféus em disputa – conquistaram todas as classificações “Gross”, enquanto em “Net” se impuseram Miguel Reis Pereira (Mid-Amateur) e Angelino Ferreira Lucas (Seniores), jogadores de Cantanhede.
No final da segunda volta Hugo Espírito Santo, da Quinta das Lágrimas, liderava com um total de 98 pancadas (-10), com seis pancadas de vantagem em relação aos seus parceiros de clube Luís Azenha Bonito e Arnaldo Paredes. Estes três jogadores constituíram a Formação de Honra da terceira volta, iniciando o percurso no buraco 1.
Na derradeira volta Hugo Espírito Santo dilatou a sua vantagem, graças a um cartão de 52 pancadas (duas abaixo do PAR). O mesmo resultado foi obtido por Arnaldo Paredes, que assim se destacou de Luís Bonito, num duelo que garantiu ao advogado de Coimbra o título de Vice-Campeão de Mid-Amateur e o de Campeão em Seniores, categoria em que Luís Bonito terminou na segunda posição.
“As duas primeiras voltas, da parte da manhã, correram muito bem, pois somei dez pancadas abaixo do PAR e só fiz um ‘bogey’ em cada volta”, referiu Hugo Espírito Santo ao Gabinete de Imprensa da FPG. “Na terceira volta, como tinha uma vantagem de seis pancadas em relação aos meus mais diretos perseguidores, joguei mais descontraído e fiz alguns erros desde o ‘tee’, mas mesmo assim acabei com duas pancadas abaixo do PAR”.
O próximo objetivo de Hugo Espírito Santo é “voltar a vencer o Campeonato Nacional Absoluto da variante”, que este ano se realiza já nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, no CNFJ do Jamor.
Títulos:
Campeão Nacional Mid-Amateur (“Gross”) – Hugo Espírito Santo (Quinta das Lágrimas), 150 pancadas (48+50+52, -12)
Vice-Campeão Nacional Mid-Amateur (“Gross”) – Arnaldo Paredes (Quinta das Lágrimas), 156 pancadas (51+53+52, -6)
Campeão Nacional Seniores (“Gross”) – Arnaldo Paredes (Quinta das Lágrimas), 156 pancadas (51+53+52, -6)
Vice-campeão Nacional Seniores (“Gross”) – Luís Azenha Bonito (Quinta das Lágrimas), 158 pancadas (53+51+54, -4)
Vencedor Mid-Amateur “Net” – Miguel Reis Pereira (Cantanhede), 162 pancadas (53+55+54, PAR)
Vencedor Seniores “Net” – Angelino Ferreira Lucas (Cantanhede), 164 pancadas (52+54+58, +2)
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 9 de abril de 2022
Fotografia © Octávio Passos / Federação Portuguesa de Golfe