Miramar lidera Campeonato Nacional de Clubes em Sub-14 e Sub-18
Concluída a primeira das três voltas do Campeonato Nacional de Clubes nos escalões de -14 e -18 anos, o Club de Golf de Miramar está na frente em ambos os escalões. Nos mais jovens, seguem-se Orizonte L.G. e C.G. Vilamoura. Nos Sub-18 os mais diretos perseguidores são Aroeira e Vilamoura.
Arrancou hoje, no Santo Estêvão Golfe, o Campeonato Nacional de Clubes nos escalões de Sub-14 e Sub-18, prova que se prolonga até quinta-feira.
No escalão etário mais jovem competem 24 jogadores, de cinco clubes (C.G. Miramar, Oporto Golf Club, C.G. Vilamoura, Orizonte Lisbon Golf e CityNorte).
Já nos Sub-18 estão a participar 58 golfistas, em representação de C.G. Miramar (Azul e Branco), Quinta do Peru (Azul e Verde), Lisbon Sports Club, C.G. Paço do Lumiar, C.G. Vilamoura, Verdegolfe Country Club, Clube de Campo da Aroeira, CityNorte, Oporto Golf Club, Orizonte Lisbon Golf e C.G. Ilha Terceira.
A prova joga-se em 54 buracos (uma volta de 18 buracos por dia), no Santo Estêvão Golfe, um percurso de 6.382 metros (PAR 73), desenhado por Donald Steel, que foi inaugurado em 2004.
As equipas são constituídas por quatro jogadores (e, facultativamente, um suplente), contabilizando-se os três melhores resultados individuais de cada dia. As equipas podem ter constituição mista – no escalão de Sub-14, está inscrita uma menina, Eva Silva, na equipa do Oporto G.C.; nos Sub-18, há 12 golfistas femininas, das quais nove atuaram hoje como titulares.
Ao fim da primeira volta, nos Sub-14 a liderança pertence ao C.G. Miramar, com um total de 234 pancadas (15 acima do Par), havendo a destacar o excecional resultado de Luís António Silva (hcp 3,3), que completou a volta em 74 pancadas (+1). João Maria Ivo de Carvalho, com 78 (+5), e João Alvim, com 82 (+9), foram os restantes membros da equipa a terem os seus resultados contabilizados.
Na segunda posição, com 257 pancadas (+38), está o Orizonte Lisbon Golf, enquanto a terceira posição é ocupada pelo C.G. Vilamoura, com 261 pancadas (+42).
Já no escalão de Sub-18 o C.G. Miramar está no primeiro lugar, mas a distância para o segundo classificado é bem menor. A equipa Azul do clube nortenho soma 217 pancadas (2 abaixo do PAR), menos três do que a equipa da Aroeira (220, +1). O Clube de Golfe de Vilamoura está na terceira posição, com 232 pancadas (+13).
Individualmente, neste escalão brilhou João Miguel Pereira, da Aroeira, um jogador de hcp -1,3 que completou a volta em 67 pancadas (-6), graças a sete “birdies” e um único “bogey” (no 6, buraco de PAR 3). João Iglésias (hcp 1,7), da equipa Azul de Miramar, também conseguiu um resultado abaixo do PAR, entregando um cartão de 67 pancadas (-4), com três “birdies”, um “bogey” (no buraco 5) e um “eagle” (no 18).
Referência ainda para outra excelente prestação individual, por parte de Luciana Reis (também ela da Equipa Azul de Miramar, jogadora de hcp 2,2), que terminou esta primeira volta em PAR do campo, com três “birdies” nos primeiros 9 buracos e outros tantos “bogeys” nos “Back Nine”.
A segunda volta joga-se amanhã (quarta-feira), com os sub-14 a saírem a partir das 9h00 e os sub-18 das 10h20 até às 13h30. Todas as formações iniciam a volta no buraco 10.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 12 de abril de 2022
Fotografia © Club de Golf de Miramar