Skip to main content
Final Nacional do Drive Tour apurou Campeões Nacionais de Jovens

Final Nacional do Drive Tour apurou Campeões Nacionais de Jovens

Com a participação dos dez melhores rapazes e das quatro melhores meninas do Ranking do Circuito “Drive Tour” em cada escalão, a Final Nacional definiu os novos Campeões Nacionais nos escalões de Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18.

Dos seis torneios de apuramento, que tiveram lugar entre Janeiro e Outubro no Amendoeira Golf Resort, Oporto/Miramar, Ribagolfe, Santo Estêvão Golfe, Estela e Quinta do Vale, foram contabilizados os três melhores resultados, a que se juntaram os obtidos nesta Grande Final Nacional para a classificação final do Ranking e atribuição dos títulos de Campeões.
Nas oito competições dos quatro escalões, apenas nos Sub-14 e Sub-16 Femininos e nos Sub-14 Masculinos foram os novos Campeões e Campeãs Nacionais a vencer a Grande Final.

Nos Sub-12 Femininos, sagrou-se Campeã Nacional Francisca Ferreira da Costa (Miramar), que terminou o Circuito com 1448 pontos, mais 23 do que a sua parceira de clube Margarida Alves, que ganhou a Final Nacional, com 177 pancadas (+33). Na classificação “Medal Net” prevaleceu Camila Pazos, também de Miramar.

Na competição Masculina deste escalão o título foi para Francisco Reis (Orizonte), enquanto o torneio da Final Nacional foi ganho em “Gross” pelo Vice-Campeão Nacional, Martim Pinto Johansen (Vilamoura), com 145 pancadas (+1), e em “Net” por Henrique Ferreira da Costa (Miramar).

No escalão de Sub-14 Amélia Gabin (Quinta do Lago) é a Campeã Nacional, depois de hoje ter reforçado a vantagem que tinha após a volta de ontem e arrecadado igualmente a vitória na Final Nacional, com 148 pancadas (+4), impondo-se por cinco pancadas a Maria Francisca Salgado (Vale de Janelas), que é também a nova Vice-Campeã Nacional. Em “Net” o prémio foi para Elisa Garcez (Paredes).

Nos Rapazes deste escalão, Gabriel Sardo (Oporto) confirmou o seu favoritismo, quer para o título de Campeão Nacional, quer para o triunfo na Final Nacional. Ontem tinha feito a melhor volta do torneio, com 69 pancadas, que lhe deu uma vantagem de sete pancadas. Acabou por vencer com 146 (+2), impondo-se a João Maria Ivo de Carvalho (Miramar) por 6 pancadas no evento e por 212 pontos no Ranking do Drive Tour. Na classificação “Medal Net” a taça foi para Guilherme Grabner Moreira (Oporto).

Inês Belchior (Quinta do Perú), juntou o título de Campeã Nacional Sub-16 ao de Campeã Nacional Absoluta, conquistado este Verão na Aroeira. Hoje repetiu as 78 pancadas de ontem, impondo-se com um resultado de 156 pancadas (+12) a Francisca Rocha (Oporto), que marcou 162 (+18) e se sagrou Vice-Campeã Nacional e ganhou o prémio “Net”.

O título nos Sub-16 Masculinos foi decidido por apenas 10 pontos, com o Campeão Rodrigo Marques Santos (Quinta do Perú) a somar 1373 e o Vice-Campeão Tomás Afonso Araújo (Miramar) a contabilizar 1363. Na Final Nacional o golfista de Miramar foi segundo classificado, duas pancadas atrás do seu parceiro de clube Diogo Pinto Rocha, que terminou com 148 (+4), enquanto Rodrigo Marques Santos ficou na oitava posição, classificação mesmo assim suficiente para ganhar (caso tivesse terminado na nona posição somaria menos 15 pontos e não se sagraria Campeão Nacional). A prova em “Net” foi ganha por Duarte Gonçalves (Miramar).

No escalão de Sub-18 o título de Campeã Nacional foi conquistado por Ana da Costa Rodrigues (Miramar), com mais 48 pontos do que Luciana Reis, atleta do mesmo clube. Na Final Nacional as posições inverteram-se, com a Vice-Campeã Nacional a ganhar por apenas uma pancada, com 148 (+4). Gisele Morna (Belas) venceu em “Medal Net”.

Nos Sub-18 Masculinos o título de Campeão Nacional também foi discutido de forma renhida, consagrando João Miguel Pereira (Aroeira) com 1373 pontos, mais 60 do que Afonso da Costa Rodrigues (Miramar). O triunfo do atleta do clube da Margem Sul do Tejo foi possível graças ao terceiro lugar averbado na Final Nacional, que lhe valeu a conquista de 398 pontos, enquanto Afonso da Costa Rodrigues, que se quedou na sétima posição, arrecadou apenas 338. A Final Nacional foi ganha em “Gross” por Diogo Machado (Oporto), com 148 pancadas (+4), e em “Net” por Gonçalo Mendes, do mesmo clube.

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 13 de novembro de 2022

Fotografia © Fernando Correia / Federação Portuguesa de Golfe

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2023 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados