Grande Final do Drive Tour decide-se no Montado
O Montado Golf Resort acolhe este fim-de-semana a Grande Final do “Drive Tour”. Com a presença dos dez melhores rapazes e das quatro melhores meninas do Ranking do Circuito em cada escalão, vão ser definidos os Campeões Nacionais nos escalões de Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18.
O “Drive Tour” – Campeonato Nacional de Jovens congregou centenas de jogadores ao longo do ano, tendo sido realizados seis torneios de apuramento, entre Janeiro e Outubro, que tiveram lugar no Amendoeira Golf Resort, Oporto/Miramar, Ribagolfe, Santo Estêvão Golfe, Estela e Quinta do Vale.
Na Final Nacional estão presentes os jogadores que em cada escalão se qualificaram nos lugares de topo do respetivo Ranking (os dez primeiros Rapazes e as quatro primeiras Meninas), sendo para efeitos de ranking contabilizados os três melhores resultados obtidos ao longo do Circuito, independentemente do número de eventos em que participou cada atleta.
Serão Campeões Nacionais os golfistas que terminarem no topo do Ranking do seu escalão, depois de aos pontos dos três melhores resultados dos torneios de apuramento se juntarem os pontos desta Final Nacional, que é jogada em duas voltas de 18 buracos.
Neste primeiro dia, com sol e sem vento forte, os resultados foram de excelente nível, registando-se grande equilíbrio nos diversos escalões.
Nos Sub-12 Masculinos, lidera Marim Pinto Johansen (Vilamoura), com 73 pancadas (+1), seguido de Henrique Ferreira da Costa (Miramar), com 75 (+3) e de Rodrigo Sousa Correia (igualmente de Vilamoura), com 76 (+4).
Nas Meninas deste escalão, a melhor no dia de hoje foi Margarida Alves (Miramar), com 88 pancadas (+16). Com mais uma pancada está a sua parceira de clube Francisca Ferreira da Costa, enquanto Eva Silva, do Oporto GC, está a duas pancadas de distância.
Nos Sub-14 Masculinos, Gabriel Sardo (Oporto) fez uma excelente volta inicial, marcando 69 pancadas (-3), recuperando do “bogey” no buraco inicial com “birdies” no 2, 8, 13 e 16. Sardo vai iniciar a volta decisiva de amanhã com uma vantagem de sete pancadas em relação a Daniel Riu Vasquez (Tavira) e de oito relativamente aos representantes de Miramar Luís António Silva e João Maria Ivo de Carvalho.
Na prova Feminina, as duas primeiras classificadas estão separadas por apenas uma pancada. Amélia Gabin (Quinta do Lago) fez 76 (+4) e Maria Francisca Salgado (Vale de Janelas) marcou 77.
Em Sub-16 Masculinos apenas José Miguel Franco de Sousa (Estoril) conseguiu bater o PAR 72 do percurso do Montado, entregando um cartão com 71 pancadas. Tomás Afonso Araújo (Miramar) fez 74 (+2) e Diogo Pinto Rocha, também do clube nortenho, está na terceira posição, depois de uma volta em 76 pancadas (+4).
Na liderança dos Sub-16 Femininos está a Campeã Nacional Absoluta, Inês Belchior (Quinta do Perú), que assinalou 78 pancadas (+6), menos cinco do que Francisca Rocha (Oporto). Em terceiro lugar está Rafaela Pinto, igualmente da Quinta do Perú, com 85 pancadas.
Nos Sub-18 Masculinos o melhor no dia de hoje foi Diogo Machado (Oporto), que bateu o PAR do campo por uma pancada. Seguiram-se João Iglésias (Miramar), Gonçalo Mendes (Oporto) e Diogo Salgueiro, a duas pancadas de distância. Logo a seguir, com 74 pancadas (+2) estão João Miguel Pereira (Aroeira) e Afonso da Costa Rodrigues (Miramar).
Nos Sub-18 Femininos, a liderança é repartida entre Gisela Morna (Belas) e Luciana Reis (Miramar), que completaram a volta em 75 pancadas (+3). Ana da Costa Rodrigues, também de Miramar, fez 77 pancadas (+5).
A volta de amanhã determinará os vencedores da Final Nacional em cada escalão e os respetivos Campeões Nacionais, que serão os mais pontuados do Ranking Nacional Drive Tour, já contabilizados os pontos conquistados nesta competição do Montado.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 12 de novembro de 2022
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe