Vítor Lopes e Pedro Figueiredo seguem em frente no “Challenge Tour”
Com uma volta em PAR do campo (70 pancadas) Vítor Lopes continua a ser o melhor golfista português no “Euram Bank Open”, prova do Challenge Tour que se realiza na Áustria. Pedro Figueiredo também conseguiu passar o “cut”, após uma volta de 69 pancadas (-1). Tomás Melo Gouveia e Miguel Gaspar foram eliminados.
Depois das 67 pancadas de ontem, que lhe permitiram colocar-se no nono lugar da tabela classificativa, o dia de hoje não foi tão favorável às pretensões de Vítor Londot Lopes. O algarvio saiu pelo “tee” 10 do Golf Club Adamstal Franz Wittman, em Ramsau, e até marcou “birdie” no 11, mas um “bogey” no 13 e um “duplo-bogey” no 17 deixaram-no em dificuldades. Todavia, ainda conseguiu reagir, com “birdies” nos buracos 1 e 8, concluindo o percurso em PAR do campo. O seu agregado de 137 pancadas (67+70, -3) coloca-o agora no lote dos 22º classificados, com mais seis jogadores.
Pedro Figueiredo conseguiu uma volta com menos uma pancada, sendo esse resultado precisamente o mínimo de que necessitava para passar o “cut”, que foi fixado em PAR do campo e apurou 66 golfistas para as duas derradeiras voltas. Iniciando a volta pelo buraco 1, teve um excelente arranque, com ”eagle” no 3 e dois “birdies” consecutivos logo a seguir, no 4 e no 5. No buraco 8 perdeu a primeira pancada do dia, anotando um “bogey”. À semelhança de Vítor Lopes, também “Figgy” viria a fazer um “duplo-bogey”, no seu caso no 13. Daí até final fez mais um “birdie” (no 15) e um “bogey” (no 17).
Juntando as 69 pancadas de hoje às 71 de ontem conseguiu então o agregado de 140 (PAR do campo), transpondo o “corte” “in extremis”, no grupo dos 57ºs classificados.
Os outros dois portugueses presentes neste evento foram eliminados, mas Tomás Melo Gouveia tem razões para se sentir moralizado, pois hoje tirou dez pancadas ao resultado registado na primeira volta, entregando um cartão com 66 pancadas (-4), com cinco “birdies” e apenas um “bogey”. Mas o esforço do mais jovem dos irmãos Melo Gouveia acabou por ser inglório, dado que o seu agregado de 142 pancadas (+2) foi insuficiente para que pudesse manter-se em competição.
Quanto a Miguel Gaspar, fez hoje 78 pancadas (+8), enquanto ontem tinha marcado 79.
O espanhol Emilio Cuartero Blanco, que ontem estava na coliderança, está agora isolado na posição cimeira da tabela classificativa, com um total de 132 pancadas (65+67, -8). No segundo lugar, com mais uma pancada, estão o também espanhol Borja Virto, o francês Pierre Pineau e o amador austríaco Christoph Bleier.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 15 de julho de 2022
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe