Notícias

165 jogadores em Santo Estêvão no 4º Torneio do Drive Tour

Nos escalões de Sub-16, Sub-18 e Sub-24 jogam-se 54 buracos, com uma volta por dia entre hoje e domingo.

Nos sub-12 e Sub-14 a competição é de 36 buracos, durante o fim-de-semana. E, paralelamente com estas competições, amanhã e domingo disputa-se igualmente o Campeonato Nacional de Jovens no escalão de Sub-10, disputado em duas voltas de 9 buracos cada.

Hoje tiveram então lugar as primeiras das três voltas nos escalões de Sub-16, Sub-18 e Sub-24 (neste caso, com um torneio misto).

Para os jovens golfistas, a principal dificuldade foi a adaptação às elevadas temperaturas, com os termómetros a atingirem os 36 graus Celsius. Apesar disso, registaram-se resultados de muito bom nível.

Nos Sub-16 Masculinos, prova na qual se inscreveram 35 jogadores, a liderança pertence a António Teixeira e Costa (Aroeira), que hoje completou o percurso desenhado por Donald Steel em 73 pancadas (PAR) do campo. A apenas uma pancada de distância está Pedro Santos Pereira (Orizonte), enquanto a terceira posição é dividida por um conjunto de três jogadores, todos com 75 pancadas (+3): João Crasi Alves (Vilamoura), André Neto Lopes (Oporto) e Rodrigo Marques Santos (Quinta do Perú) – este último o vencedor das três etapas anteriores do circuito.

No mesmo escalão etário de Sub-16, a prova Feminina conta com a presença de quatro jogadoras. Inês Belchior (Quinta do Perú), que venceu as duas primeiras etapas do Drive Tour, fez uma volta extraordinária, entregando um cartão com 72 pancadas (-1). A seis pancadas de diferença está Francisca Rocha (Oporto), que ganhou o torneio anterior, realizado no Ribagolfe.

Nos Sub-18 Masculinos, com 20 participantes, o comando da tabela classificativa é repartido entre três jogadores, que fizeram 73 pancadas (PAR): Afonso da Costa Rodrigues (Miramar), que venceu no Oporto Golf Club e no Rigabolfe; João Teixeira e Costa (Aroeira); e João Miguel Pereira, igualmente atleta do Aroeira Clube de Campo.

Nos Sub-18 Femininos, com seis jogadoras inscritas, lidera Ana da Costa Rodrigues, que totalizou 70 pancadas (-3). A jogadora de Miramar já venceu as provas do Oporto GC e do Ribagolfe. A sua mais direta perseguidora é Constança Mendonça (Aroeira), que fez PAR do campo.

Relativamente aos Sub-24, competem em prova mista, com 14 rapazes e quatro meninas. O torneio deste escalão é o único que não é pontuável para o Ranking do Circuito nem irá contribuir para a atribuição de um título de Campeão Naciona. Todavia, é pontuável para o World Amateur Golf Ranking.

Após a primeira das três voltas, há dois líderes, que conseguiram os melhores resultados do dia: 69 pancadas (-4). Trata-se de Leonor Medeiros (Quinta do Perú) e Pedro Cruz Silva (Miramar). Na terceira posição, com 72 pancadas (-1) está Hugo Camelo Ferreira (Miramar).

No dia de amanhã irão estar em atuação os 165 inscritos, competindo em 11 torneios diferentes.

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 15 de julho de 2022

Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe