Uma enorme perda para o Desporto Português
O Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, morreu ontem, aos 74 anos, após doença prolongada, no último dia das 33ªs Olimpíadas da Era Moderna, realizadas em Paris.
Licenciado em Educação Física em 1975, foi Professor do Ensino Básico até 1986 e Docente do Ensino Universitário entre 1994 e 2002, ano em que passou a exercer o cargo de Presidente do Instituto de Desporto de Portugal.
Figura proeminente do dirigismo desportivo português, José Manuel Constantino foi um exemplo de grande tenacidade e inspiração na liderança do Comité Olímpico de Portugal, sendo sob a sua orientação que Portugal obteve os seus melhores registos olímpicos.
Miguel Franco de Sousa, Presidente da Direcção da Federação Portuguesa de Golfe, prestou a seguinte declaração:
“É um momento de grande tristeza para o Desporto português.
José Manuel Constantino deixa um legado único no sector e uma obra assinalável, como atestam as quatro medalhas conquistadas em Paris – o melhor resultado de sempre da comitiva portuguesa em Jogos Olímpicos.
À família e a todos os elementos do Comité Olímpico de Portugal endereço os sentimentos em nome do Golfe Nacional.”
Nascido a 21 de maio de 1950, em Santarém, José Manuel Constantino exercia as funções de Presidente do Comité Olímpico de Portugal desde Março de 2013.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 12 de agosto de 2024
Fotografias © Comité Olímpico de Portugal