Tomás Bessa vence no Egipto para o Alps Tour
Português vence New Giza Open aos 36 buracos, depois de a terceira volta ter sido cancelada este domingo devido a ventos fortes. Triunfo no Cairo valeu subida para o terceiro lugar na Ordem de Mérito do circuito.
Tomás Bessa venceu hoje pela primeira vez no Alps Tour, por ocasião do New Giza Open (€40.000 de prize-money), no New Giza Golf Club, no Cairo, Egipto. Uma vitória alcançada após a prova ter sido reduzida de três para duas voltas. O terceiro dia de competição, hoje, foi cancelado devido a ventos fortes dando o título ao português, que liderava isolado aos 36 buracos de jogo.
“A bola movia-se nos greens, não havia condições”, explicou o português de 25 anos. “Estou muito feliz, obviamente. Joguei muito bom golfe! Um dos meus objectivos principais é finalizar o Alps Tour no top-5, e para isso é imperativo ganhar pelo menos uma vez. Por isso sinto que dei um passo importante nesse sentido”, acrescentou.
Foi, de facto, um grande desempenho de Tomás Bessa, vencendo com voltas de 66-65, para um total de 13 abaixo do Par 72. O espanhol Joel Moscatel (63-69) e o amador francês Julien Sale (65-67) partilharam o segundo lugar com 132 (-12).
A vitória valeu a Tomás Bessa um prémio de €5.800 e a subida para o terceiro lugar na Ordem de Mérito do Alps Tour, com um total 7,330.50 pontos. À sua frente nesta tabela estão apenas o italiano Stefano Mazzoli, com 9,097.50 pontos, e o francês Oihan Guillamoundeguy, com 7,797.00. Os jogadores do top-5 no final da época de 2022 conquistam a promoção ao Challenge Tour.
No primeiro dia do New Giza Open, sexta-feira, Bessa colocou-se nos quintos classificados com 66 (-6), a três pancadas do líder Joel Moscatel (63). Sábado, no segundo dia, ascendeu ao primeiro lugar marcando de 65 (-7), resultado tanto mais notável quanto o vento já nessa altura soprava com muita intensidade.
“Nos meus primeiros 9 buracos, consegui salvar alguns pares, mesmo não jogando como gostaria”, explicou o português em relação à segunda (e última) volta “Mas nos últimos 9 o meu jogo mudou de repente e consegui 5 birdies seguidos [entre o 14 e o 18]. Foi preciso muito mais confiança e muito mais foco, porque o vento estava muito forte. Fiquei muito orgulhoso do meu dia.”
O New Giza Open contou com o também português Vítor Lopes, que terminou nos 73.ºs, com voltas de 71-74 e um total de 145 (+1). O cut, para os 40 primeiros e empatados após duas voltas, fixara-se em 141 (-3), deixando em prova 47 jogadores dos 118 iniciais.
Tratou-se do terceiro e último torneio consecutivo do Alps Tour no arranque da temporada no Egipto, depois do Ein Bay Open e do Red Sea Little Venice Open, ambos em Suez.
O circuito segue agora para a Europa, mais concretamente para Itália, onde, de 16 a 18 de Março, se realiza o Winter Series Terre dei Consoli, no Terre dei Consoli Golf Club, em Monterosi.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 6 de março de 2022
Fotografia © Alps Tour