Skip to main content
Gonçalo Costa e Francisco Silva são os novos Campeões Nacionais de Pares

Gonçalo Costa e Francisco Silva são os novos Campeões Nacionais de Pares

|

No Lisbon Sports Club, Gonçalo Costa e Francisco Silva venceram em termos absolutos, enquanto João Miguel Pereira e João Teixeira e Costa, da Aroeira, são vice-campeões. Gonçalo Mota Carmo e Alan Whitehead, de Vale de Janelas, foram triunfantes no escalão sénior.

Gonçalo Costa e Francisco Silva foram os vencedores absolutos do Campeonato Nacional de Pares, que decorreu este fim-de-semana no campo de Par 69 do Lisbon Sports Club, na Carregueira, Sintra. Gonçalo Mota Carmo e Alan Whitehead saíram por sua vez triunfantes no escalão sénior.
Em duas voltas de foursomes – Gonçalo Costa a jogar em casa, Francisco Silva com a camisola do Belas Clube de Campo – fizeram voltas de 70 (+1) e 71 (+2) para somar 141 (+3) e ganhar com cinco pancadas de vantagem sobre João Miguel Pereira e João Teixeira e Costa (146, 72-74), da Aroeira.

Luís Araújo Pinheiro e Nuno Costa Alemão, do ACP Golfe, líderes no primeiro dia com aquela que foi a melhor marca do torneio (68,-1), fizeram hoje 79 (+10), terminando no terceiro lugar, com 147 (+9). Venceram em medal net, neste caso com 141 (65-76), 3 acima do Par.

O campeão nacional mid-amateur Tiago Costa e Pedro Perestrelo (Aroeira) foram quartos com 148 (74-74) e José Maria Cazal-Ribeiro e Luís Costa Macedo, jogadores de referência do Lisbon SC, completaram o top-5 com 149 (72-77).

“Foi uma boa vitória mas sofrida”, disse Gonçalo Costa, que volta a vencer depois de o ter feito a nível individual, há duas semanas, no 1.º Torneio do Circuito Mid-Amateur, no algarvio Benamor Golf .

“Conseguimos conciliar o jogo um com o outro, o que é o fundamental em foursomes”, acrescenta Gonçalo Costa. “O facto de o campo estar fantástico ajuda sempre. É a primeira vez que venço este torneio, e ainda dá um sabor especial fazê-lo em casa e na companhia do Francisco.”

No escalão sénior, Gonçalo Mota Carmo e Alan Westhead, de Vale de Janelas, do Oeste, são os novos campeões nacionais de pares. Com voltas de 80-82 totalizaram 162 (+24), ganhando pela margem mínima sobre Leonel Neto e João Roquete, que somaram 163 (81-82). José Rações e Albino Timóteo, da JuveGolfe, foram terceiros com 167 (87-80). Estes foram os vencedores net com 149 (78-71).

Esta edição, que assinalou o regresso do Nacional de Pares após dois anos de ausência (2020 e 2021) devido à pandemia, contou com a excelente adesão de 40 pares (quase a duplicar o número de equipas de 2018 e 2019) e trouxe novidades.

Tal como sucedeu em 2018 e 2019, o Campeonato incorporou os pares seniores, compostos por jogadores que façam 50 anos ou mais até ao dia 31 de Dezembro de 2022.

A diferença é que estes, além de terem uma classificação própria, integraram a classificação geral de stroke play. Ou seja, eram igualmente candidatos ao título absoluto, podendo vencer nas duas categorias.

Outra novidade do Campeonato Nacional de Pares 2022 foi o estar aberto a pares mistos, femininos ou masculinos. Ou seja, não houve distinção para os pares de género único. Os Homens jogaram dos tees amarelos, as Senhoras dos vermelhos.

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 6 de março de 2022

Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2023 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados