Tiago Costa compete em França no Campeonato Europeu Mid-Amateur
O Golf du Médoc Resort, nos arredores de Bordéus, acolhe os Campeonatos da Europa na categoria Mid-Amateur, com Portugal representado no torneio masculino por Tiago Costa. Na primeira das três voltas, realizada hoje, o jogador da Aroeira averbou 78 pancadas (+7), estando no grupo dos 73ºs classificados.
Na prova masculina, este Campeonato Europeu tem um total de 91 participantes, havendo amanhã um “cut” para apurar os 54 melhores e empatados.
Neste primeiro dia, em que começou no buraco 10, Tiago Costa manteve-se em bom plano até ao sétimo buraco, graças a um “birdie” no 11 e seis PAR. Todavia, a volta acabou por ser altamente prejudicada pelo “triplo-bogey” feito no 17, um buraco de PAR 3.
Em declarações prestadas ao Gabinete de Imprensa da FPG, Tiago Costa confessou: “Só comecei a jogar às 14h20 locais, por isso a ansiedade foi crescendo durante toda a manhã, pois não sabia bem o que esperar. Entrei muito bem, mas vários erros no 17 custaram-me um ‘triplo’. Perdi um pouco o foco, fiz mais dois ‘bogeys’ no 18 e no 1, mas depois acalmei”.
Todavia, o representante de Portugal acabou por fazer mais três “bogeys”, nos buracos 4, 6 e 9, “que são muito difíceis”. Tiago Costa adiantou ainda que “o campo é muito comprido e estamos a jogar das marcas pretas em quase todos os buracos”.
Relativamente ao resultado, disse: “No geral, fiquei contente com a minha prestação. Tenho de ser realista. O nível de jogo aqui é superior ao meu – tenho o penúltimo handicap mais alto de todos os participantes. Dei o meu melhor e está a ser uma grande experiência”. O handicap de Tiago Costa é 1,6.
A prova é comandada pelo francês Christophe de Grancey, com 68 pancadas (-3), seguido a uma pancada por outro jogador francês, Romain Buttarazzi, e pelo finlandês Joonas Huttunen.
Amanhã, Tiago Costa inicia a segunda volta do tee 1, às 9h30 locais (8h30 em Portugal Continental), na mesma formação do sueco David Flygar (hcp 0,7) e do francês Thibault Vergnet (hcp +0,3).
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 2 de junho de 2022
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe