Sofia Sá elevou bem alto o nome de Portugal
A campeã nacional absoluta só foi travada nas meias-finais da Copa S.M. La Reina, em Sevilha, às mãos da alemã Charlotte Back. De manhã, a portuguesa tinha batido a também germânica Paula Schulz-Hanssen, 29.ª mundial.
Sofia Sá elevou bem alto o nome de Portugal no Campeonato Internacional Amador de Espanha para Senhoras, que atribui a Copa S.M. La Reyna, um dos mais ambicionados troféus do golfe europeu amador.
A golfista da seleção nacional, de 17 anos, chegou até às meias-finais, ou seja, ficou nas quatro melhores da prova que decorre no Real Club Pineda de Sevilla, em Sevilha.
Na manhã deste sábado, nos quartos-de-final, Sofia Sá começou por medir forças com a 29.ª do ranking mundial amador feminino, a alemã Paula Schulz-Hanssen. Ganhou de forma contundente, por 5 & 4 (cinco buracos de vantagem e quatro para jogar).
“Hoje de manhã joguei muito bem, acabei por fazer -5 em 14 buracos, e ganhei o match contra a Paula, que está muito bem cotada no ranking mundial e tem bastante experiência competitiva”, esclareceu Sofia,
Da parte da tarde, na quinta partida da fase de match play, coube à campeã nacional absoluta defrontar mais uma germânica, Charlotte Back, 147.º mundial. Acabou por ceder no buraco 17, por 3 & 1.
“De tarde fiz Par do campo, o que não foi suficiente para vencer o match”, lamenta a portuguesa, que ocupa a 217.ª posição mundial e vai dar um grande salto na tabela aquando da sua próxima atualização na semana vindoura.
Sofia Sá fez um balanço do torneio: “Foi muito positivo, estou muito contente com o meu desempenho nesta competição, que tinha excelentes jogadoras de toda a Europa. E estou bastante satisfeita pela maneira como evoluí ao longo do torneio.”
Sofia Sá já se havia destacado no Internacional Amador de Portugal, no final de Janeiro, no Montado Hotel & Golf Resort. Numa prova que chegou a coliderar aos 36 buracos, repetiu o 12.º lugar da edição de 2021, já então a melhor marca de uma portuguesa desde que, em 2008, o Internacional mudou o seu formato de match play para unicamente stroke play.
A seleção portuguesa em Sevilha, que contou também com Ana da Costa Rodrigues, foi orientada pelo Treinador Nacional Adjunto Hugo Pinto.
Ana da Costa Rodrigues chegou aos 16 avos-de-final, batendo na primeira eliminatória de match play a espanhola Claudia Lara Miravitlles, vencedora da primeira fase da competição.
A fase de stroke play jogou-se em duas voltas para apurar as 64 primeiras (entre 100 participantes iniciais) para o match play.
A grande final, domingo, será entre a alemã Charlotte Back e a espanhola Cayetana Fernandez Garcia-Poggio.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 5 de março de 2022
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe