Sofia Barroso Sá e Leonor Medeiros passam o Cut no Internacional Amador de Portugal
Hoje, foi dia de CUT no 91st Portuguese International Ladies Amateur Championship, que se fixou em 5 pancadas acima do PAR do campo do Montado Golf Resort. Foram, assim, apuradas as 40 jogadoras melhor classificadas, incluindo as que se encontram empatadas nesta posição.
Entre as 41 apuradas, encontram-se duas jogadoras que representam a Seleção Nacional – Sofia Barroso Sá e Leonor Medeiros. Face à qualidade do “field”, as suas posições, à entrada para o dia de hoje, deixavam antever que seriam as únicas portuguesas com reais chances de passar ao último dia, o que veio a confirmar-se, passando folgadamente o CUT.
Sofia, confirmando a sua regularidade, tem vindo a melhorar, paulatinamente, os seus resultados a cada dia de prova (72, 71, 70), para um agregado de 213 (-3) pancadas, que a coloca provisoriamente empatada na 12ª posição, a 7 pancadas da nova líder, a francesa Lucie Malchirand. Na volta de hoje, chegou mesmo a fazer um eagle no buraco 17, para entregar um cartão com -2.
Já Leonor, mostrou também hoje toda a sua garra ao ganhar ao campo 4 pancadas no seu “back nine”, depois de ter perdido 3 nos primeiros 9 buracos. À entrada para a última e decisiva volta ocupa, assim, a 23ª posição, empatada, para um total agregado de 217 (+1).
As boas prestações de ambas foram igualmente importantes para um 7º lugar final de Portugal na Taça da Nações, que hoje foi atribuída à equipa Francesa. Portugal subiu, assim, 3 posições relativamente ao dia de ontem.
Quanto às restantes portuguesas, Filipa Capelo, que milita na americana CBU, terminou a prova na 63ª posição, com um agregado de + 11; Ana da Costa Rodrigues e Constança Mendonça, terminaram empatadas na 68ª posição, com um total de +13; Ivete Rodrigues e Teresa Alves concluíram a sua participação empatadas no 77º lugar, com +15; Inês Belchior, a benjamim entre as 10 portuguesas presentes nesta prova, terminou o Internacional na 93ª posição, com +22; Luciana Reis fez o 99º lugar, com +27, e Matilde Fernandes o 101º posto, com +44.
Seguramente, todas estas jovens jogadoras evoluíram ao longo dos últimos 3 dias, o que lhes permitirá, sem exceção, encarar futuras participações com outra ambição.
A N°22 do WAGR, Lucie Malchirand, que saiu logo à primeira hora da manhã na formação da checa Jana Melichová, então líder, arrancou forte e ao fim dos primeiros quatro buracos já seguia 3 abaixo. Com mais uma boa volta de 67 (-5) pancadas, chegou ao topo do leaderboard, onde se instalou com um agregado de -10. À entrada para a volta de todas as decisões, lidera por duas pancadas no Montado, confirmando porque é uma séria candidata a ganhar a prova portuguesa.
Melichová, que à data apenas tinha perdido uma pancada para o campo na primeira volta (b13), tropeçou nos últimos buracos do ‘back nine’, perdendo 5 pancadas ente o buraco 14 e o 18, para ocupar agora o 2º lugar, na companhia da suíça Caroline Sturdza.
Com “apenas” uma diferença de 6 pancadas entre as primeiras 10 classificadas, amanhã, com condições meteorológicas perfeitas, antecipa-se uma intensa batalha pelo título deste 91º Campeonato Internacional Amador de Portugal – Senhoras. Que vença a melhor.
Gabinete de Comunicação da Federação Portuguesa de Golfe
Fotografia: Filipe Guerra /FPG
Montado, 14 de maio de 2021