Seleções com arranque positivo nos Internacionais de Espanha
Pedro Clare Neves e Vasco Alves estão dentro do apuramento provisório na Copa S.M. El Rey. Sofia Sá idem na Copa S.M. La Reyna, em provas que decorrem em simultâneo em Jerez de La Frontera e em Sevilha, respectivamente.
Em representação da Seleção Nacional, Pedro Clare Neves e Sofia Sá estiveram hoje em destaque no arranque da Copa S.M. El Rey e da Copa S.M. La Reyna, respectivamente.
São os Internacionais Amadores de Espanha para Homens e Senhoras, o primeiro decorrendo no Sherry Golf Jerez, em Jerez de La Frontera, o segundo no Real Club Pinedo de Sevilla.
Na Andaluzia, ambos os Campeonatos cresceram este ano de cinco para seis dias de competição e passaram a apurar 64 jogadores para a fase de match play, em vez dos tradicionais 32. Duplicou assim o número de jogadores que passam o cut no final das duas primeiras voltas de stroke play, antes do arranque da fase de jogos a eliminar.
Na Copa S.M. El Rey, no Sherry Golf Jerez, Pedro Clare Neves marcou 72 (Par) para se posicionar nos 20.ºs, entre 120 participantes, com 2 birdies e 2 bogeys. Vasco Alves, com 74 (+2), também está dentro do cut, mas já no limite, no largo grupo dos 50.ºs.
Pedro Sousa Machado, que completa a Seleção comandada pelo Treinador Nacional Nelson Ribeiro, fez 80 (+8), encontrando-se nos 107.ºs.
“Joguei bem, não cometi muitos erros. Amanhã irei tentar fazer uma boa volta para me qualificar para o match play”, disse Pedro Clare Neves.
O primeiro lugar está com o alemão Carl Siemens, com 65 (-7) e uma vantagem de três shots sobre três que marcaram 68 (-4): o inglês John Gauch, o holandês Kiet Van Der Weele e o irlandês Peter O’Keeffe.
Vasco Alves fez de tudo um pouco, desde um eagle a um duplo bogey, mais 2 birdies e 4 bogeys.
“Foi um bom resultado tendo em conta que não treinei muito no último mês, por causa de exames na faculdade, mas sinto que amanhã posso fazer uma boa volta, abaixo do par, que bem preciso para garantir a passagem para o match play”, disse Vasco Alves.
Na Copa S.M. La Reyna, no Real Club Pinedo de Sevilla, entre 100 concorrentes, Sofia Sá marcou 73 (+1) para se colocar nas 26.ºs. Ana da Costa Rodrigues assinalou 79 (+7) para integrar o grupo das 86.ªs.
“Foi uma volta de altos e baixos mas com um bom final que me deixa confiante para manhã”, disse a campeã nacional absoluta portuguesa.
Notável recuperação, de facto: tendo começado do 10, seguia com +4 após 11 buracos, mas concluiu os últimos 7 com 3 birdies e 4 pares.
O Treinador Nacional Adjunto Hugo Pinto orienta a seleção feminina em Espanha.
A líder é a espanhola Martina Echezarr, com 67 (-5). O cut, para as 64 primeiras, está provisoriamente em +4.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 1 de março de 2022
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe