Seleção nacional em vantagem no Espanha-Portugal de Pitch & Putt
Portugal começou da melhor maneira frente a Espanha na 12.ª edição do match ibérico entre as duas seleções nacionais de pitch & putt, no Golf Quinto Coto, em Badajoz. O conjunto das quinas foi superior no cômputo dos seis encontros de pares deste sábado – e parte para os singles de domingo com os olhos postos na sua primeira vitória fora.
Com seis jogadores de cada lado, Portugal é representado pelo seu capitão-jogador Arnaldo Paredes (Quinta das Lágrimas), Hugo Espírito Santo (Quinta das Lágrimas) Pedro Ferreira (Quinta das Lágrimas), Diogo Lopes (CityNorte), António Tendeiro (Quinta das Lágrimas) e Tomás Ribeiro (Paredes).
Pela Espanha alinha a sua elite da variante, composta por Prakash Aisa, Rafael Santonja, Juan Soler, Bernabé González, Jesús Casajús e Marco Reina. O capitão é Juanma Matilla.
Hoje de manhã realizaram-se três encontros de pares em fourball (à melhor bola de cada par).
António Tendeiro e Tomás Ribeiro perderam o primeiro match no buraco 17, por 2&1, para Marco Reina/ Prakash Aisa, mas Portugal operou a reviravolta na sessão: Arnaldo Paredes e Diogo Lopes bateram Bernabé González/ Jesús Casajús no 18, por 1up; e Hugo Espírito Santo e Pedro Ferreira derrotaram Rafael Santonja/ Juan Soler, por 3&2.
Portugal colocava-se assim em vantagem por 2-1.
Para as partidas da sessão da tarde, novamente em pares, mas em foursomes (pancadas alternadas, com uma só bola), Portugal manteve as duplas da manhã e as suas ordens de saída. E o resultado foi quase tirado a papel químico. A Espanha é que operou alterações.
Tendeiro/Ribeiro perderam para Casajús/Gonzalez, por 3&1, mas depois Paredes/Lopes repetiram o triunfo matinal por 1up, mas face a Santoja/Soler; e Espírito Santos/Ferreira impuseram-se forma novamente clara diante de Reina/Aisa, por 4&2.
Desta forma a nossa seleção nacional parte para os seis singles de domingo a comandar por 4-2, precisando apenas somar 2,5 pontos e assim vencer pela primeira vez em terreno espanhol.
Num total de 12 encontros, com um ponto por vitória em cada um e meio ponto por empate, a primeira seleção a atingir 6,5 pontos sai vencedora.
Nos 11 duelos ibéricos anteriores, Espanha venceu nove e Portugal dois (em 2014 e 2016).
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 2 de dezembro de 2023
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe