Santo Estêvão Golfe definiu Campeões do 4º torneio do Drive Tour
O 4º Torneio do “Drive Tour”/Campeonato Nacional de Jovens concluiu-se hoje no Santo Estêvão Golfe, consagrando os seus Campeões.
Nas sete provas realizadas – nos escalões de Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-25 -, houve dois atletas que venceram pela primeira vez no Drive Tour 2024 (Bernardo Tito Martins e Afonso Rui Oliveira); três que bisaram (Francisca Ferreira da Costa, Matilde Leal Gouveia e Miguel Azevedo Cardoso); e dois que conseguiram o terceiro título do ano (Martim Pinto Johansen e Inês Belchior)
Nos Sub-14 (escalão cujas competições foram decididas em 36 buracos, enquanto nos restantes níveis etários se jogaram três voltas), a prova Feminina foi ganha por Francisca Ferreira da Costa (Miramar), que ultrapassou Eva Silva (Oporto) graças a uma volta de 79 pancadas e um agregado de 155 (+9). Foi a sua segunda vitória na edição deste ano do Campeonato Nacional de Jovens, depois da obtida no primeiro torneio, na Penina. O troféu de segunda classificada por entregue a Grace Gordon (Vilamoura), que concluiu a prova com o mesmo “score” de Eva Silva, 157 (+11), mas beneficiou do fato de ter feito uma melhor segunda volta.
Na competição Masculina registou-se o terceiro triunfo para Martim Pinto Johansen (Vilamoura), que já tinha sido Campeão na Penina e em Miramar. O algarvio terminou com seis pancadas de vantagem em relação a João Alvim (Miramar).
Em Sub-16 Femininos, Matilde Leal Gouveia (Santo da Serra) repetiu a vitória que tinha alcançado no torneio anterior, no Ribagolfe Oaks. Impôs-se com uma diferença de 12 pancadas relativamente à segunda classificada, Elisa Garcez (Paredes).
Entre os Rapazes Sub-16, o jogador da casa Bernardo Tito Martins terminou com um agregado de 218 pancadas (-1), menos cinco do que Henrique Montenegro (Oporto) e João Maria Ivo de Carvalho (Vilamoura). O desempate para a segunda posição foi favorável ao nortenho, que hoje marcou 70 pancadas (-3), enquanto o jogador do clube algarvio registou 79 (+6).
No escalão de Sub-18 Feminino, o domínio de Inês Belchior (Aroeira) foi total, liderando desde a primeira volta e terminando a prova com 214 pancadas (-5). A segunda classificada foi Francisca Rocha (Oporto), que totalizou 236 (+17). Foi o terceiro título neste ano da atual Campeã Nacional de Sub-16, juntando-se aos alcançados na Penina e no Oporto.
Na competição Masculina de Sub-18 Afonso Rui Oliveira (Aroeira) estreou-se como vencedor neste escalão (é o Campeão Nacional em título nos Sub-16). Venceu com 209 pancadas (-10), uma menos do que José Miguel Franco de Sousa (Estoril) e Diogo Rocha (Miramar). O troféu de segundo classificado foi entregue ao estorilense, com o desempate a ser-lhe favorável por ter feito um resultado mais baixo nos últimos seis buracos da competição.
Em Sub-25 foi necessário recorrer a um “Sudden Death Play Off”, jogado no buraco 18 entre Miguel Azevedo Cardoso (Oporto) e João Teixeira e Costa (Aroeira), que terminaram os 54 buracos com 211 pancadas (-8). Impôs-se o nortenho, com um “birdie” logo no primeiro buraco do desempate. Foi o segundo título para Miguel Azevedo Cardoso, que tinha ganho o 2º torneio, disputado “em casa”.
Antes da Grande Final Nacional, o Drive Tour terá ainda mais dois torneios – na Estela, de 21 a 23 de Agosto; e na Aroeira, em 19 e 20 de Outubro.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 30 de junho de 2024
Fotografias © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe