Romeu Lopes e Aline Marques Campeões Nacionais de Match Play em Pitch & Putt
Numa prova que teve o CNFG Jamor por palco, os golfistas de Cantanhede Romeu Lopes e Aline Marques dominaram o “Campeonato Nacional de Match Play” na variante de Pitch & Putt. Romeu Lopes, de 17 anos, é o novo Campeão Nacional, tendo batido a sua parceira de clube na Final, por 6&5.
Contando com a presença dos 16 primeiros classificados do Ranking Nacional de Pitch & Putt e disputada em “matches” de oito buracos, esta foi uma prova marcada pelas surpresas.
E nesse aspeto foi a jovem Aline Marques, de apenas 15 anos, que se destacou. Ocupando à partida a nona posição no ranking, mas apresentando como credenciais o título de Campeã Nacional de Sub-16 e a vitória, em Junho, no “Cantanhede International”, teve por adversário na ronda inicial Pedro Franco Dias (Seniores), a quem derrotou por 2&1.
Na segunda eliminatória coube-lhe defrontar Hugo Espírito Santo (Quinta das Lágrimas), o grande favorito à conquista da prova. Líder do ranking, este ano Campeão Nacional de Pitch & Putt pela sétima vez, vencedor da Taça FPG pela quarta ocasião, Campeão no “CityGolf Open de Portugal” e no Campeonato Nacional de Inter-Clubes, o golfista de Coimbra foi também ele derrotado pela jovem de Cantanhede, igualmente pela marca de 2&1.
No terceiro encontro de Aline Marques a vitória foi alcançada frente a outro dos grandes especialistas da variante de “Pitch & Putt”, Arnaldo Paredes (Quinta das Lágrimas), por 1up.
Na Final o título foi decidido com o seu parceiro de clube, Romeu Lopes, que estava no 14º lugar no Ranking Nacional e que chegou ao “match” decisivo depois de ter vencido sucessivamente João Filipe Monteiro (Quinta das Lágrimas), por 2up; Pedro Ferreira (também do clube de Coimbra), por 1up; e Bernardo Pinto (igualmente de Cantanhede), neste caso apenas no segundo buraco do “Play Off” por Morte Súbita.
Na Final, disputada em 16 buracos, o resultado acabou por ser desequilibrado, com Romeu Lopes a impor-se por 6&5.
No encontro para definição do 3º lugar, Bernardo Pinto venceu Arnaldo Paredes, por 2&1. A quinta posição foi para Hugo Espírito Santo, que derrotou Fernando Sequeira (Seniores), por 2&1.
Com esta prova concluiu-se o Calendário de Provas Nacionais de golfe de 2022.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 4 de dezembro de 2022
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe