Ricardo Melo Gouveia segue em frente no DP World Tour
No “Joburg Open 2022”, que marca o início da temporada 2022-2023 do DP World Tour, Ricardo Melo Gouveia irá jogar no fim-de-semana, após voltas de 71 e 69 pancadas. Já Stephen Ferreira, com 77+70, irá falhar o “cut”.
O DP World Tour 2022-2023 iniciou-se esta semana, com a realização de duas provas: o “Fortinet Australian PGA Championship”, que se realiza no Royal Queensland Golf Club, em Brisbane, na Austrália; e o “Joburg Open”, a disputar-se no Houghton Golf Club, em Joanesburgo.
Na competição sul-africana participam dois golfistas nacionais, que durante as duas primeiras voltas da prova viram a sua atuação prejudicada por várias interrupções, devido a más condições climatéricas (trovoada).
A primeira volta, iniciada ontem, foi interrompida duas vezes e só foi concluída durante a manhã de hoje. Aquando da paragem no final do dia, por falta de luz natural, Stephen Ferreira já tinha concluído os 18 buracos, entregando um cartão com 77 pancadas (+6), o que o colocava no fundo da tabela classificativa.
Quanto a Ricardo Melo Gouveia, completou ontem somente 12 buracos, jogados em uma pancada acima do PAR. Hoje a competição recomeçou às 6h45 locais (4h45 em Portugal Continental) e o mais velho dos irmãos Melo Gouveia jogou os seis buracos que lhe faltavam em -1.
O dia de hoje voltou a ter uma longa interrupção, mas desta feita ambos os golfistas lusos conseguiram concluir a segunda volta. Ricardo Melo Gouveia fez 69 pancadas (-2) e Stephen Ferreira marcou 70 (-1).
A falta de luz natural obrigou a Organização a dar por concluído o dia às 18h45 locais, estando as últimas formações com apenas 7 buracos completados.
O “cut” provisório está nas 141 pancadas (-1), com 73 atletas provisoriamente apurados para as duas últimas voltas. Amanhã os jogadores que ainda não terminaram a segunda volta regressam ao campo às 6h30 locais e a terceira volta, após o “corte”, não se iniciará antes das 9h30.
Assim sendo, Ricardo Melo Gouveia (-2) irá ficar no lote dos apurados para o fim-de-semana, enquanto Stephen Ferreira (+5) será eliminado.
A liderança pertence ao inglês Dan Bradbury, que beneficiou de um convite dos patrocinadores para participar apenas pela segunda vez numa prova do DP World Tour. Na primeira volta igualou o recorde do campo, com 63 pancadas (-8). Hoje fez 66 pancadas (-5), mas os seus mais diretos perseguidores estão apenas a uma pancada de distância, com vários buracos da segunda volta por jogar: o sul-africano Casey Jarvis jogou 14 buracos e o francês Romain Langasque teve a segunda volta interrompida no 12.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 25 de novembro de 2022
Fotografia © Warren Little / Getty Images