Ricardo Melo Gouveia luta pelo Cut nos Emirados
Na primeira prova do ano no DP Word Tour, o português marcou 73 (+1) para se colocar nos 90.ºs, empatado com o n.º 2 mundial Collin Morikawa e a dois shots do cut provisório.
Ricardo Melo Gouveia entrou hoje no Abu Dhabi HSBC Championship com uma primeira volta de 73 pancadas, 1 acima do par 72 no novo palco do torneio, o Yas Links.
Um resultado que o coloca no grupo dos 16 jogadores – entre os quais o n.º 2 mundial Collin Morikawa – que partilham o 90.º lugar. Rory McIlroy, n.º 8 mundial, marcou 72.
Greens “severos” e pin positions “complicadas”. Foi assim que Viktor Hovland descreveu as condições de jogo no Yas Link. Apesar disso, o norueguês que é o n.º 7 mundial fez uma excelente exibição e está isolado no segundo lugar, com 64 (-8), a uma pancada do líder, o escocês Scott Jamieson (63).
A classificação ainda é provisória, uma vez que a jornada foi interrompida ao anoitecer quando ainda havia sete grupos em campo; no entanto, já não é susceptível de vir a sofrer alterações no topo.
O cut, para os 65 primeiros e empatados (entre 132 concorrentes), está provisoriamente fixado em -1, o que deixa Melo Gouveia a dois shots do mesmo. Hoje, o português de 30 anos, 147.º mundial, marcou 3 birdies e 4 bogeys. Uma diferença recuperável para amanhã. As previsões meteorológicas apontam para ventos fortes.
Nas suas três anteriores participações no torneio de Abu Dhabi, o português nunca falhou o cut: foi 61.º em 2016, 23.º em 2017 e 53.º em 2018.
Melo Gouveia joga as duas primeiras voltas com o inglês Steven Brown – vencedor do Portugal Masters 2019 – e finlandês Tapio Pulkkanen, que nesta quinta-feira assinalaram 73 e 76, respectivamente.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 20 de janeiro de 2022
Fotografia © Ricardo Melo Gouveia