Ricardo Melo Gouveia em 45º no Qualifying para o US Open
Ricardo Melo Gouveia participou hoje no “US Open Final Qualifying” do DP World Tour, procurando assim garantir o apuramento para um dos quatro “Majors” do ano. Com voltas de 72 e 71 pancadas, quedou-se pela 45ª posição entre 84 concorrentes.
Este Torneio Qualificativo para a 123ª edição do Open dos Estados Unidos, que se realiza no LA Country Club, entre 15 e 18 de Junho, foi disputado no Walton Heath Golf Club, constando de duas voltas de 18 buracos, disputadas nos percursos “Old Course” e “New Course”.
Na parte da manhã Ricardo Melo Gouveia, único golfista luso participante, atuou no Old Course do clube de Surrey e não começou da melhor maneira – ao buraco 7 estava com três pancadas acima do PAR, após “bogeys” no 1, 6 e 7. Todavia, conseguiu reagir e fez três “birdies” nos quatro buracos seguintes (no 8, 9 e 11). Novo “bogey” no 15 foi compensado com mais um “birdie”, no 17. Acabou assim por completar a volta em PAR do campo.
À tarde, no New Course, o desenrolar dos acontecimentos foi bem distinto: “Front Nine” jogados em uma pancada abaixo do Par (“birdie” no buraco 4) e bom início dos “Back Nine”, com novos “birdies” no 10 e no 13. Todavia, um “duplo bogey” no 15 impediu que o seu resultado fosse melhor do que 71 pancadas (-1).
O agregado de 143 pancadas colocou-o no grupo dos 45ºs classificados juntamente com mais quatro jogadores e longe dos sete lugares de topo, que garantiam o apuramento para a competição disputada na Califórnia.
O melhor neste Torneio Qualificativo foi o sul-africano Deon Germishuys, com 134 pancadas (66+68, -10), sendo ainda apurados os ingleses David Horsey e Ross Fisher e o também sul-africano Wilco Nienaber, com 135 pancadas (-9); e o francês Matthieu Pavon, o sueco Jens Dantorp e o espanhol Alejandro Del Rey, todos com 136 pancadas (-8).
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 16 de maio de 2023
Fotografia © Ricardo Melo Gouveia