Ricardo Melo Gouveia em 3º lugar na Coreia do Sul
Ricardo Melo Gouveia conseguiu hoje o seu melhor resultado de sempre no DP World Tour, ao concluir em 3º lugar o “Genesis Championship”, na Coreia do Sul. Pedro Figueiredo terminou entre os 27ºs.
Nesta temporada, o melhor resultado registado por Ricardo Melo Gouveia no DP World Tour tinha sido obtido em Janeiro, no “Ras Al Kaimah Championship”, disputado no Egito, onde conseguiu um 23º lugar “ex aqueo”.
No Jack Nicklaus Golf Club Korea, em Incheon, o golfista português manteve o terceiro lugar com que iniciou a volta e esteve sempre na luta pelo triunfo na prova. Com as 67 pancadas (-5) de hoje – após sete “birdies” e dois “bogeys” -terminou isolado na terceira posição, a uma pancada dos sul-coreanos Byeong Hun An e Tom Kim.
Os asiáticos – que habitualmente competem no PGA Tour – decidiram o título no “Play Off” jogado no buraco 18, que foi favorável a “Ben” An, com um “birdie”, enquanto Kim marcou “bogey”. Foi a segunda vitória de An no DP World Tour, nove anos depois de ter conquistado a edição de 2015 do “BMW PGA Championship”.
Quanto ao atleta luso, melhorou o seu melhor resultado de sempre no Circuito Europeu, que tinha alcançado em 2016 no “Nedbank Golf Challenge hosted by Gary Player”, em Sun City, na África do Sul – nesse evento foi igualmente terceiro classificado, mas empatado com mais quatro jogadores.
O terceiro lugar na Coreia do Sul rendeu-lhe o segundo mais alto “prize money” de sempre, arrecadando 232.873,45 euros (na prova de 2016 referida anteriormente tinha conquistado 276.811,63 euros).
Mais importante ainda foi a circunstância de esta terceira posição lhe garantir o cartão do DP World Tour para a próxima época. No início desta semana estava na 154ª posição na Ordem de Mérito “Race to Dubai”, mas esta prestação valeu-lhe a ascensão até à 100ª posição.
No final da prova Ricardo Melo Gouveia referiu: “Cheguei a esta prova sem grandes expetativas. Na semana passada joguei bem, mas não consegui um bom resultado. As minhas características adaptam-se a este campo. Estive bem nas saídas, fiz bons ‘shots’ para o ‘green’ e principalmente esta semana o ‘putter’ funcionou. Estou felicíssimo com a manutenção do cartão para o próximo ano”.
O Campeão Nacional Absoluto também teve uma boa prestação na Coreia do Sul. Hoje Pedro Figueiredo marcou 72 pancadas (PAR do campo), sendo prejudicado por um “duplo bogey” no buraco 10, a que juntou um “bogey” e três “birdies”. Terminou no grupo dos 27ºs classificados, empatado com mais seis jogadores, com 281 pancadas (72+70+67+72, -7) e arrecadou um prémio de 32.898 euros.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 27 de outubro de 2024
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe