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RECOMENDAÇÕES PARA GESTORES DE INSTALAÇÕES DESPORTIVAS

RECOMENDAÇÕES PARA GESTORES DE INSTALAÇÕES DESPORTIVAS

Divulgação junto das equipas de manutenção dos campos de golfe.

 

Empregados e tarefas:

– Manter um diálogo permanente com a equipa de manutenção sobre o risco de contaminação, considerando a situação familiar de cada colaborador.

– Se necessário, reorganizar o plano de trabalho diário e/ou semanal por turnos, por exemplo manhã e tarde. Os turnos não têm que coincidir fisicamente na instalação. Caso um trabalhador fique contaminado, apenas os seus colegas de turno serão afetados, libertando o outro turno para poder continuar com as funções que sejam possíveis de realizar na instalação.

– É recomendável evitar o contacto direto, a menos de 2 metros, entre colaboradores e planear para que haja, pelo menos, 1 hora de intervalo entre a saída de um turno e a entrada do seguinte. No fim de cada turno, deve proceder-se à limpeza e desinfeção das zonas comuns para o turno seguinte.
‘- É recomendável preparar um desinfetante à base de cloro, com 1% de cloro de cloro livre numa proporção de 1 para 3. Pode ser utilizada a lixívia, sempre que a mesma tenha base de cloro, numa proporção de 1 para 29.

– Na eventualidade da totalidade dos colaboradores não poder deslocar-se à instalação porque um elemento da equipa deu positivo para o teste do Covid19 – recomenda-se estabelecer um plano com outras instalações desportivas localizadas na proximidade do clube, com colaboradores que possam assumir temporariamente as funções, e realizar as operações de manutenção até ao regresso do(s) elemento(s) da equipa de manutenção.

– Colaboradores que apresentem quaisquer sintomas de doença não devem comparecer ao trabalho.

 

Refeições e reuniões:

– Evitar a realização de reuniões matinais/turno em espaços fechados, privilegiando as reuniões realizadas ao ar livre e a uma distância segura entre as pessoas. Criar condições para que as refeições possam ser realizadas ao ar livre.

– Introduzir regras para o número máximo de colaboradores presentes, em simultâneo, dentro de cada área do edifício da manutenção, favorecendo o distanciamento social em ambiente fechado.

 

Uso de máquinas e ferramentas:

– O volante da máquina e as superfícies de contacto devem ser desinfetados antes e depois da utilização.

– Sempre que possível, a mesma máquina deve ser operada pela mesma pessoa.

– Evite pedir emprestado equipamento/máquinas a outros campos de golfe. Se pedir emprestado, limpe/desinfete o volante da máquina e as superfícies de contacto.

– Todas as ferramentas manuais devem ser desinfetadas antes e depois da sua utilização.

– Usar luvas e, se possível, usar um novo conjunto por dia. Uso de luvas em nitrilo quando usado álcool para desinfeção da máquina e das superfícies de contacto.

 

Em geral:

– Esclarecer quem é o responsável pela limpeza dos vestiários, wc, etc., em cada turno.

– Informar cada elemento da equipa que: deve lavar as mãos várias vezes ao dia, incluindo antes de entrar na zona de refeitório e após tocar nas superfícies. A sanita e o lavatório devem ser desinfetados sempre após a sua utilização. Devem desinfetar a superfície da mesa de refeição após concluírem a refeição.

 

Investir hoje na manutenção, para garantir o amanhã.

 

Lisboa, 23 de Março de 2020

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