Quinto torneio do Drive Tour prejudicado pelo nevoeiro
O quinto torneio do Drive Tour – Campeonato Nacional de Jovens teve hoje início na Estela Golf Club, contando com a presença de 111 jogadores. As más condições atmosféricas, com muito nevoeiro, obrigaram a que a jornada fosse interrompida durante 1h45 e que as competições de Sub-12 (Masculinos e Femininos) e Sub-14 Femininos fossem encurtadas para 27 buracos.
Após as etapas de Amendoeira, Oporto/Miramar, Ribagolfe e Santo Estêvão, o Drive Tour tem agora o seu quinto torneio na Estela, antes da derradeira prova de apuramento, na Quinta do Vale, em Outubro, e da Final Nacional, a realizar-se no Montado em Novembro.
Para além das provas dos escalões mais jovens, a FPG voltou a organizar no âmbito do Drive Tour um torneio para o escalão Sub-24, categoria que não é oficial e não terá Campeões Nacionais. Daí que nesta prova não esteja em questão o apuramento para a Final Nacional. Todavia, o torneio pontua para o Ranking Nacional e para o Ranking Mundial Amador.
Todas as competições estavam previstas serem disputadas em duas voltas de 18 buracos – uma hoje e a decisiva amanhã. Todavia, as condições climatéricas atrasaram significativamente o desenrolar da jornada, levando a FPG a reduzir a volta de hoje nos escalões de idades mais baixas para somente 9 buracos.
Nos Sub-12 Masculinos competem 23 jogadores e o líder é Brooks Barker (CG Vilamoura), que fez PAR do campo (36 pancadas), menos uma do que Francisco Reis (Orizonte) e menos duas do que os terceiros classificados, João Alvim (Miramar) e Ethan Prybys Orton (Vila Sol).
A competição Feminina do mesmo escalão etário é disputada por 5 jogadoras, sendo a primeira classificada Eva Silva (Oporto), com 45 pancadas (+9), seguida de Margarida Alves e de Francisca Ferreira da Costa, ambas de Miramar.
Ainda nas Meninas, mas nas Sub-14, há sete jogadoras a participar, e por agora a melhor é Amélia Gabin (Quinta do Lago), que fez 40 pancadas (+4). Seguem-se Maria Francisca Salgado (Vale de Janelas), a duas pancadas, e Elisa Garcez (Paredes), a cinco.
Nos Sub-14 Masculinos, com 19 golfistas inscritos, o topo da classificação é ocupado por Gabriel Sardo (Oporto), com 72 pancadas (PAR). Seguem-se João Maria Ivo de Carvalho (Miramar), com 74 (+2) e Pedro Ferreira (Quinta das Lágrimas), com 79 (+7).
Os Sub-16 Masculinos são a competição com mais participantes: 27. Lidera Tomás Afonso Araújo, de Miramar, com 73 pancadas (+1). Os mais diretos perseguidores são Diogo Marques Lopes (CityNorte), a quatro pancadas, e Miguel Silveira (Miramar), a cinco.
Dado o reduzido número de inscritas, os escalões Femininos de Sub-16 e Sub-18 foram agrupados, disputando-se uma única competição, com sete jogadoras. A primeira classificada é Luciana Reis (Miramar), que entregou um cartão com 74 pancadas (+2). A alguma distância está a Campeã Nacional Absoluta, Inês Belchior, atleta da Quinta do Peri, que hoje marcou 80 pancadas (+8), menos uma do que Francisca Rocha (Oporto).
Nos Sub-18 Masculinos há 14 competidores. Para já, a vantagem pertence a João Miguel Pereira (Aroeira), após uma volta de 79 pancadas (+7). Afonso da Costa Rodrigues (Miramar) marcou 80 e na terceira posição encontra-se José Gomes (Oporto), com 82.
Os Sub-24 colocam em competição seis homens e três senhoras. Os três primeiros lugares são ocupados por golfistas do Oporto Golf Club – Vasco Carreira Alves fez 77 pancadas (+5), enquanto Ricardo Garcia e Miguel Azevedo Cardoso marcaram 79 (+7).
A prova conclui-se amanhã, com as previsões meteorológicas a anunciarem nova jornada com muito nevoeiro.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 27 de agosto de 2022
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe