Portugal fecha Mundial Amador em 37.º
A seleção Nacional encerrou o Campeonato do Mundo Amador por Equipas, em Paris, empatada no 37.º lugar com Panamá e Coreia do Sul, uma descida de oito posições em relação à 29.ª que ocupava à partida para a última volta. Itália estreou-se na conquista do Troféu Eisenhower, entre as 71 nações presentes.
Com os atletas Daniel Rodrigues, Pedro Silva e Hugo Camelo, e sob a orientação do Selecionador Nacional Nelson Ribeiro, Portugal não deu seguimento à excelente exibição da véspera, quando terminou com o resultado de 136 (-6) para se cotar como a segunda melhor equipa no Albatroz (Par 71) do Le Golf National.
Então, num dia em que a esmagadora maioria dos ‘scores’ coletivos foram acima do Par, apenas a Tailândia (-9) fez melhor.
Hoje, na quarta e última volta, no campo Vermelho (Par 72) do Golf de Saint-Nom-la Brèteche, Portugal averbou o seu resultado mais alto da semana.
Num formato de jogo em que se somam diariamente os dois melhores ‘scores’ de cada trio nacional, Hugo Camelo registou 76 (+4) e Pedro Silva 79 (+8), para um total de 155 (+11). De fora ficou o 81 de “Dani”.
Ontem, “Dani” e Pedro tinham feito ambos 68 (-3) no Le Golf National, palco da Ryder Cup de 2018 e futuro anfitrião das competições de golfe nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A começar o torneio, na quarta-feira, a seleção Nacional tinha feito 145 (+3) no Albatroz, depois 146 (+2) em Saint-Nom-la Brèteche.
Contas feitas, Portugal somou 582 (+10), repartindo o 37.º lugar com Panamá e Coreia do Sul.
E foi a Itália que ficou com o Troféu Eisenhower, o que sucedeu pela primeira vez no Campeonato do Mundo por Equipas em Homens, evento que remonta a 1958 e se joga de dois em dois anos.
Com as equipas da primeira metade da tabela a jogarem a última volta no Albatroz, a Itália fez hoje, com 133 (-9), a volta mais baixa do dia no conjunto dos dois palcos do torneio.
Para a última volta, estava empatada no segundo lugar com Japão e EUA, a uma pancada da líder Suécia.
Os italianos, com Pietro Bovari, Filippo Celli e Marco Florioli, e tendo como capitão Matteo Delpodio, acabaram por vencer somando 541 (-31), o que lhes deu a vantagem mínima sobre a Suécia (542, -30).
Os EUA ficaram com a medalha de bronze, sendo terceiros com 545 (-27).
A Itália sucede à Dinamarca nas listas dos países campeões do mundo amadores.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 3 de setembro de 2022
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe