Skip to main content
Portugal em 45º no “Espirito Santo Trophy”

Portugal em 45º no “Espirito Santo Trophy”

|

A Seleção Nacional feminina iniciou hoje a participação no Campeonato Mundial Amador por Equipas, que se realiza de dois em dois anos e desta vez tem lugar em França. No final do primeiro dia, Portugal está na 45ª posição, com um total de 156 pancadas (+12).

A equipa portuguesa, constituída por Sofia Barroso Sá (Quinta do Lago), Ana da Costa Rodrigues (Miramar) e Leonor Medeiros (Quinta do Perú), compete com mais 55 nações pela conquista do título e da famosa Taça – o “Espirito Santo Trophy”, que foi oferecida por Ricardo Espírito Santo e pela sua mulher Sílvia para a edição inicial da prova, a pedido da Organizadora Lally Segard, Viscondesa de Saint Sauveur – trata-se de uma taça de ouro, que pertenceu ao Cazar Nicolau II da Rússia.
Inicialmente a prova foi organizada pelo World Amateur Golf Council, que em 2003 passou a chamar-se International Golf Federation.

A prova joga-se de dois em dois anos, mas a última edição realizada foi a de 2018, na Irlanda, que consagrou a equipa dos Estados Unidos da América. A prova de 2020, prevista para Hong Kong e depois transferida para Singapura, acabou por não ter lugar devido à Pandemia de Covid-19.

Esta edição, a 29ª, tem lugar em França, no Le Golf National (em Versalhes), que acolheu a Ryder Cup em 2018 e onde vai decorrer a competição olímpica dos Jogos de Paris 2024, e no Golf de Saint-Nom-la Brèteche, perto de Paris, que foi palco do Trophée Lancôme durante mais de três décadas. As representações nacionais são de equipas de três elementos, jogando-se a prova em “strokeplay” e contabilizando-se para o “score” de cada País os dois melhores resultados de cada volta, ao longo de quatro dias de competição.

Hoje a equipa portuguesa jogou no percurso Vermelho do Golf de Saint-Nom-la-Bretèche, com Sofia Barroso a obter o melhor resultado (75 pancadas. +3), naquele que foi um dos 63ºs melhores resultados individuais. Ana da Costa Rodrigues contribuiu também para o resultado da equipa, com uma volta de 81 pancadas (+9). Leonor Medeiros fez 82 pancadas (+10). As 156 pancadas (+12) da equipa lusa valem a 45ª posição na Classificação por Equipas, dividindo essa posição com a Guatemala.

A liderança pertence aos Estados Unidos da América, com -5, menos uma pancada do que a Alemanha e menos duas do que Polónia, África do Sul e Suíça.

Amanhã a nossa seleção joga no Le Golf National, saindo nas últimas formações do “tee” 10. Ana Costa Rodrigues sai às 13h03 locais (12h03 em Portugal Continental), Leonor Medeiros às 13h14 e Sofia Barroso Sá às 13h25.

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 24 de agosto de 2022

Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2025 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados