Portugal defronta Escócia no Europeu de Seniores Masculino
Portugal concluiu a Fase de Stroke Play do European Senior Men’s Team Championship no 18.º lugar entre as 23 nações concorrentes no Royal Golf Club Mariánské Lázně, na Chéquia. No Flight C para a Fase de Match Play, a seleção nacional irá começar por defrontar, por ironia do destino, a poderosa Escócia.
Nas duas voltas de Stroke Play, contou para o resultado coletivo a soma dos cinco resultados mais baixos de cada sexteto.
Com 403 (+43) a seleção baixou hoje cinco pancadas no seu resultado em relação ao primeiro dia (408, +48) e foi por dois lugares que não conseguiu um lugar no Flight B, para as equipas entre o 9.º e o 16.º posto. O Flight 1 foi para as equipas posicionadas entre a 1.ª e a 8.ª posição.
Miguel Lourenço (Guardian SC), que ontem tinha marcado 77 (+5), esteve hoje em excelente nível com 71 (-1), marca só superada pelas 70 (-2) do italiano Filippo Clerici, do islandês Hjalti Pálmason e do sueco Niklas Rosenkvist. Tinha feito 77 (+5) no primeiro dia.
Sérgio Pereira (CC Aroeira) fez 78 (+6), menos 10 que na véspera.
César Campos (CG Quinta do Fojo), com 82 (+10), e João Fortes (Oitavos DC), com 84 (+12), também baixaram nos seus resultados.
O quinto resultado a entrar nas contas lusas foi o de António Moita (ACP Golfe), com 88 (+16).
João Pedro Themudo (CG Tróia), que tinha começado com 77 (+5), entregou um cartão com 89 (+17).
Portugal somou 811 (+91).
Miguel Lourenço, somando 148 (+4), terminou em 30.º na tabela individual oficiosa (empatado com o 27.º, o 28.º e o 29.º), entre 136 jogadores
O Flight C integra, por esta ordem de classificação, a Eslováquia, Portugal, Polónia, Luxemburgo, Eslovénia, Estónia e Escócia.
Dado o número ímpar de sete equipas, a Eslováquia fica ‘bye’ no primeiro dia de Match Play, quinta-feira.
E Portugal defronta a Escócia, uma das mais fortes equipas da competição, que foi desqualificada da Fase de Stroke Play, mas não do Match Play.
A Escócia ficou fora do Stroke Play devido à lesão de Ronnie Clark e à desqualificação de Robert Jenkins, por ter sido assinado o seu cartão incorretamente.
A França foi a vencedora no Stroke Play com 723 (+3), seguida da Irlanda com 725 (+5).
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 6 de setembro de 2023
Fotografia © EGA