Notícias

Palmares recebeu o 4.º Torneio Drive Tour

Nas senhoras, e sem grande surpresa, manteve-se o domínio total de Sofia Barroso Sá da Associação Quinta do Lago. A campeã nacional absoluta, título conquistado há semanas em Belas, mantém registo de forma ímpar. Desta vez, ganhou com agregado de 2 pancadas acima do PAR, e 3 de vantagem sobre Gisele Morna do CG Belas, que acabou por vencer a classificação Medal Net, com 139 pancadas. Ivete Rodrigues, do açoriano Verdegolf e vencedora das 2 etapas anteriores, fechou o pódio, com um agregado de +7.

O melhor resultado do fim de semana foi assinado nos Sub-16 masculinos por Pedro Sousa Machado. O jovem do Oporto Golf Club assinou rondas de 69 (-3) e 66 (-6), para fechar numas incríveis 9 abaixo do PAR. A concorrência (Afonso da Costa Rodrigues e Miguel Silveira, ambos do CG Miramar) ficaram a umas notáveis 12 pancadas de distância, num fim de semana perfeito para Pedro Sousa Machado. Miguel Silveira reclamou ainda a vitória na classificação Net, com 137 pancadas.

Ana da Costa Rodrigues, depois da brilhante prestação esta semana no Campeonato Nacional de Clubes Sub-14 e Sub-18, venceu este fim de semana, em Palmares, a classificação Gross do escalão feminino Sub-16 do 4.° Torneio Drive Tour 2021. Ana garantiu a vitória desta quarta prova do Campeonato Nacional de Jovens com um agregado de 149 pancadas, 5 acima do Par do campo, deixando a segunda classificada, Constança Mendonça, do Orizonte GC, a 5 pancadas. Luciana Reis, também do CG Miramar, venceu a classificação Net com 144 e fechou o pódio.

Nos Sub-14, outro jovem do Norte conseguiu jogar abaixo do PAR do campo. Com 143 pancadas, Diogo Rocha totalizou uma abaixo, levando a melhor sobre o companheiro de clube Tomás Araújo, que contabilizou 145 (+1). Já Rodrigo Santos, da Associação Quinta do Lago, fechou novamente pódio com +5, ao repetir a 3.ª posição da etapa anterior. O vencedor da classificação Net foi Pedro Ferreira, colega de clube de Rodrigo Santos, com um total de 138.

Nos Sub-14 femininos encontrámos a única golfista 100% vitoriosa no Drive Tour 2021. Inês Belchior avançou para a 4.ª vitória noutros tantos torneios, com 155 pancadas, 11 acima, deixou a concorrência de Aline Marques (Cantanhede) a 8 pancadas de distância. Margarida Rico, do clube açoriano Verdegolf, foi a vencedora da classificação Net, com 136. Já Rafaela Pinto, também da Quinta do Perú, fechou o pódio com um total de 166 (+22) pancadas, repetindo o 3.º posto do torneio anterior.

Terminamos com os Sub-12, invertendo a ordem até aqui seguida. Maria Francisca Salgado, da Quinta do Perú, destacou-se, vencendo com um registo de 169 pancadas, 25 acima do PAR, mostrando-se satisfeita com o nível exibido e o resultado alcançado. Amélia Gabin, da Quinta do Lago, venceu em Medal Net, com 153.

E deixamos, propositadamente, o melhor para o fim. Foi entre os mais jovens que a emoção perdurou, sendo que no setor masculino foi necessário playoff para encontrar o vencedor. Francisco Reis (Orizonte) e Ethan Orton (Vila Sol) fecharam ambos nas 11 acima e tiveram que voltar ao buraco 18 para desempatar. Quico, jovem do Orizonte, voltou a vencer, algo que já tinha acontecido na etapa da Aroeira. Ethan confirmou assim a vitória na classificação Medal Net com 145. Martim Johansen, de Vila Sol, fechou o pódio a apenas uma pancada com um total de +12.

O Drive Tour continua a mostrar vitalidade e a apontar o caminho ao golfe português. A época 2021 está a chegar ao fim, mas, de norte a sul, este é um modelo competitivo que promete ter vindo para ficar. O Drive Tour regressa nos dias 16 e 17 de outubro na Estela.

 

Gabinete de Comunicação da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 29 de agosto de 2021

Fotografia © Rodrigo Gatinho / Federação Portuguesa de Golfe