Open de Portugal at Royal Óbidos confirmado para meados de setembro
O European Challenge Tour anunciou hoje o seu calendário para 2023, que inclui um mínimo de 29 torneios a realizar em três continentes e 18 países, incluindo o Open de Portugal at Royal Óbidos. Ao longo do próximo ano, os jogadores irão competir por um novo recorde de 8,2 milhões de euros em prémios.
A etapa portuguesa, marcada para de 14 a 17 de setembro, com um prize-money de €250.000, consolida a estratégia da Federação Portuguesa de Golfe – entidade organizadora, promotora e proprietária do evento – de apoio à carreira profissional dos golfistas nacionais.
Isto porque, além da cerca de dezena e meia de portugueses a competir, garante, por troca com outros torneios, cerca de 30 convites, que são distribuídos ao longo da época para jogadores nacionais poderem entrar em torneios do Challenge Tour, proporcionando-lhes experiência ao mais alto nível. E a FPG ainda comparticipa algumas das suas despesas.
A edição de 2023 do Open de Portugal será a 61.ª e a quarta consecutiva no Royal Óbidos Spa & Golf Resort, após o recente acordo entre as duas partes para a renovação por mais três anos, até 2025.
Arranque na África do Sul. Índia e Emirados de volta ao calendário
O Challenge Tour começa a época vindoura a 2 de fevereiro, com o Bain’s Whisky Cape Town Open, o primeiro de quatro torneios consecutivos co-sancionados com o Sunshine Tour, da África do Sul.
Depois, assinala-se o regresso da Índia como país anfitrião pela primeira vez desde 2013, com dois eventos em março: o Duncan Taylor Black Bull Challenge seguido pelo The Challenge apresentado pela KGA.
O Challenge Tour vai também voltar aos Emirados Árabes Unidos em abril pela primeira vez desde 2018, com eventos consecutivos, incluindo o Abu Dhabi Challenge, como parte da parceria de longo prazo do grupo European Tour com a Emirates Golf Federation.
O Challenge Tour seguirá para a Espanha em maio para o Challenge de España, que dará início a uma série de 20 torneios em 22 semanas por 15 países na Europa.
A temporada de 2023 terminará com a Grand Final do Rolex Challenge Tour apoiada pelo R&A, no espanhol Club de Golf Alcanada, de 2 a 5 de novembro, com os 45 melhores jogadores do Ranking a lutar por um dos 20 cartões disponíveis para o DP World Tour 2024.
Os 20 jogadores que beneficiarem deste caminho formal para o DP World Tour serão então elegíveis para o Programa de Garantia de Ganhos do DP World Tour, garantindo-lhes ganhos mínimos de 150.000 dólares para a temporada de 2024 se jogarem em 15 ou mais eventos.
Os cinco primeiros graduados irão beneficiar igualmente da bolsa John Jacobs, projetada de forma semelhante para fornecer segurança e uma plataforma sólida para a sua primeira temporada no grupo de nível superior do European Tour.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 14 de dezembro de 2022