Notícias

Nelson Ramalho (1946-2023), uma “figura incontornável” do Golfe Nacional

O golfe entrou muito cedo na vida de Nelson Ramalho. Natural da ilha Terceira, nos Açores, foi lá que iniciou a prática da modalidade, tendo inclusivamente herdado do seu pai o estatuto de sócio não-institucional n.º 1 do Clube de Golfe da Ilha Terceira.

Foi diretor do golfe da Penha Longa e depois da Aroeira, onde estava quando este campo recebeu o Open de Portugal e a Escola de Qualificação do Ladies European Tour.

Como recordou o seu grande amigo e jornalista Valdemar Afonso, Nelson Ramalho chegou a ser convidado para diretor-executivo do Ladies European Tour, mas terá recusado o convite.

Nelson Ramalho foi também comentador de golfe na Sport TV, entre 1998 e 2022. “Foram 24 anos de colaboração. Mas tudo tem o seu tempo. Pela idade e pela saúde encerro agora esta colaboração”, escrevia em abril do ano passado, na sua página no Facebook.

A sua colaboração na Sport TV passou também pela produção daquele que ele se orgulhava de ser o primeiro programa nacional de golfe na televisão, o “Golfe & Golfistas”, que teve igualmente, durante três anos, uma versão publicada em papel.

A Federação Portuguesa de Golfe lamenta a sua perda e endereça os pêsames à família enlutada.

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 25 de janeiro de 2023

Fotografia © Nelson Ramalho