Mundial Amador por Equipas Homens/Troféu Eisenhower – Portugal termina a meio da tabela, Dinamarca campeã
Seleção nacional foi 35.ª empatada com Islândia entre 72 países presentes no resort irlandês de Carton House, perto de Dublin
Chegou neste sábado ao fim mais uma edição do Campeonato do Mundo Amador por Equipas Homens, com a Dinamarca a arrebatar o Troféu Eisenhower sucedendo à Austrália na lista dos vencedores desta máxima competição bienal que decorreu nos campos Montgomerie e O’Meara do Carton House Resort, perto de Dublin, na Irlanda.
Entre 72 países presentes, Portugal, com os atletas Pedro Lencart, Vítor Lopes e Afonso Girão, começou muito bem, a fazer parte dos 7.ºs após a primeira volta, mas viria a terminar no 35.º lugar empatado com a Islândia, ambos com 573 pancadas, 7 abaixo do Par. A campeã Dinamarca somou 541 (-39) ganhando pela margem mínima aos EUA e o bronze foi para Espanha com 544 (-36).
No habitual formato de jogo em que se somam diariamente os dois melhores resultados de cada trio, Pedro Lencart esteve em bom nível, terminando com um total de 281 (67-70-73-71), 9 abaixo do Par, e nos 41.ºs na classificação individual oficiosa entre os mais de 200 atletas presentes. Vítor Lopes registou 294 (72-78-70-74) e Afonso Girão 298 (71-79-75-73).
O melhor a nível individual foi o espanhol Alexandre Del Rey, com 267 (-23), seguido do japonês Takumi Kanaya (268).
Além dos atletas, a comitiva portuguesa integrou o selecionador nacional Nelson Ribeiro e o capitão Manuel Quinta, vice-presidente da FPG, que comentou ao Gabinete de Imprensa da FPG: “A classificação ficou aquém dos objetivos definidos para esta semana. A equipa começou bem, mas não conseguiu manter a estratégia no segundo dia de jogo, o que acabou por marcar a prestação final. O resultado de -7 não reflete o verdadeiro potencial dos três jogadores que representaram Portugal com grande entrega, num dos melhores mundiais de sempre em termos de resultados.”
O presidente da FPG, Miguel Franco de Sousa, juntou-se à comitiva para a jornada de encerramento.
Na fotografia, a seleção nacional com os atletas Vítor Lopes, Pedro Lencart e Afonso Girão, o selecionador nacional Nelson Ribeiro, o capitão Manuel Quinta e o presidente da FPG Miguel Franco de Sousa
Gabinete de Imprensa da FPG
Lisboa, 9 de setembro de 2018