Livro das Novas Regras disponível a partir de hoje – Primeiro ‘draft’ em português no sítio da FPG
O R&A e a USGA – as duas entidades que regulamentam o golfe a nível mundial – publicam online esta quarta-feira a versão definitiva das novas regras de golfe, que entram em vigor a 1 de Janeiro de 2019, apresentadas em três livros – Rules of Golf, Player’s Edition e Official Guide (este a substituir o Livro de Decisões).
A tradução para português do Livro de Regras, a cargo do Conselho de Arbitragem da FPG, está feita e pode ser consultada desde hoje no sítio da FPG, não sendo a definitiva, porque se pretende um período de auscultação junto de árbitros e opinião pública, para se perceber se a terminologia e a inteligibilidade adotadas correspondem às expectativas ou se se poderá melhorar ainda mais.
O Livro de Regras ficará disponível em formato digital em PDF e posteriormente na app de regras que está a ser criada pelo R&A, a qual terá uma versão em língua portuguesa de Portugal.
Já a Edição do Jogador em português, neste momento em finalização, a FPG prevê que em Novembro esteja disponível em livro a ser distribuída pelos golfistas nacionais, para ser guardada nos seus sacos de golfe.
Quanto ao Official Guide, dirige-se principalmente às comissões técnicas dos clubes e organizadores de torneios, para procedimentos que estes podem adotar em termos de regras locais em função das circunstâncias de cada campo ou torneio.
“O intuito desta revisão do código de regras é na verdade tornar todo o processo mais inteligível pelo jogador, tornar a leitura mais fácil, tornar mais apetecível a sua aprendizagem e simplificar os procedimentos, enfim, tornar as regras mais próximas do jogador”, considera o presidente do CA da FPG, João Paulo Pinto.
“Pela leitura que faço dos atuais códigos, parece-me que isso foi bem conseguido, mas obviamente que temos de esperar pelo feedback de todos os jogadores, embora até aqui, em termos gerais, tenha sido muito bom”, acrescenta.
A FPG entendeu que, com a introdução das novas regras, seria fulcral que todos os elementos que hoje são reconhecidos como árbitros sejam credenciados pela FPG para as suas provas. Terá lugar no final de Outubro uma requalificação a que todos os árbitros terão de se submeter, para que mediante aprovação nessas provas possam continuar a ser reconhecidos pela FPG como tal.
“A mudança nas regras é de tal maneira acentuada que não podemos considerar que quem tem ou já teve por missão ser árbitro de golfe o continue a ser sem esta requalificação”, sublinha João Paulo Pinto, salvaguardando: “Obviamente que temos a certeza absoluta, pela qualidade dos nossos árbitros, que todos não vão ter grandes dificuldades em obter aprovação neste novo código.”
Para além disto, será feita divulgação das novas regras junto dos clubes e dada formação às comissões técnicas dos clubes e organizadores de provas, através de reuniões a agendar nas cinco regiões do país (Norte, Centro, Sul, Açores, Madeira) a partir de final de novembro ou início de dezembro, para que todos estejam preparados para jogar com novas regras em 2019.
A finalizar, João Paulo Pinto deixa um agradecimento especial a Henrique Carvalhão, do CA da FPG: “Tenho de lhe tirar o chapéu, foi quem teve o maior empenhamento neste processo todo e tem tido uma ação que não se pode deixar de reconhecer. Absolutamente meritório e preponderante para que hoje tenha sido possível ter este trabalho feito.”
Consulte as Novas Regras de Golfe aqui
Gabinete de Imprensa da FPG
Lisboa, 12 de setembro de 2018