José António Moreira
É com profundo pesar e consternação que a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) tomou conhecimento do falecimento de José António Moreira, vítima de doença prolongada.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, de onde era natural, José António Moreira foi Vice-Presidente Executivo da FPG entre 1999 e 2003, no primeiro mandato de Manuel Agrellos, assim como seu Secretário-Geral entre 2003 e 2004, tendo iniciado então o processo de modernização e profissionalização da instituição.
Não obstante, foi a sua relação com a Arbitragem da modalidade, nomeadamente a sua longa carreira e reputação como árbitro nacional e internacional, que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento do golfe em Portugal.
Para tal, foi determinante a sua formação como árbitro internacional, título que adquiriu em 1995, após exames no The Royal and Ancient Golf Club of St Andrews (R&A).
Mais tarde, em representação da EGA, viria inclusivamente a integrar o Rules Committee do R&A, onde também era sócio.
Conhecido pela sua dedicação, rigor e vasto conhecimento técnico, foi muito ativo na formação de novos árbitros, contribuindo significativamente para elevar os padrões do golfe em Portugal.
O seu currículo levou-o a arbitrar em inúmeros torneios de prestígio, como por exemplo:
– PGA European Tour (nomeadamente o The Open)
– Ladies PGA European Tour
– PGA European Seniors Tour
– Torneios amadores da European Golf Association
Mais recentemente, aos 76 anos, participou ainda como árbitro no Açores Ladies Open em 2014, torneio do LETAS.
Em sua homenagem, o Centro de Formação de Golfe do Jamor colocou as bandeiras a meia haste.
À família, amigos e à APAG a Federação Portuguesa de Golfe endereça as mais sentidas condolências em nome do Golfe Nacional.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 27 de Dezembro de 2024
Fotografia © Record