João Pinto Basto e Pedro Lencart não passam “Cut” no ProGolf Tour
O “Allegria Open 2022”, terceiro dos cinco primeiros torneios do ProGolf Tour desta temporada a ter lugar no Egito, não vai contar com João Pinto Basto e Pedro Lencart na jornada decisiva de amanhã, dado que ambos foram eliminados pelo “cut”, que se fixou em duas pancadas acima do PAR.
O The Allegria Club, no Cairo, um “Signature Course” desenhado por Greg Norman, acolheu 132 jogadores, mas como habitualmente acontece neste circuito de golfe para profissionais sediado na Alemanha, no final do segundo dia ficaram apurados para a volta decisiva apenas os 40 primeiros classificados e empatados (amadores não incluídos) – neste caso passaram ao dia de amanhã 46 jogadores.
Na primeira volta, jogada ontem, João Pinto Basto fez 77 pancadas (+5), enquanto Pedro Lencart e Silva somou 75 (+3).
No dia de hoje, Pinto Basto esteve uns furos acima, com uma volta de 73. O profissional da Quinta do Peru Golf & Country Club começou muito bem, com dois “birdies” em três dos seus buracos iniciais (no 10 e no 12), mas até final dos “Back Nine” registou três “bogeys”, nos buracos 14, 17 e 18. Nos “Front Nine” fez um “birdie” (no 2) e um “bogey” (no 7). Esta segunda volta, de uma pancada acima do PAR, não foi suficiente para chegar aos 40 primeiros, terminando entre os 77ºs, com +6.
Já Pedro Lencart, que começou igualmente a segunda volta pelo buraco 10, fez quatro pancadas acima do PAR nos nove buracos iniciais (“duplo bogey” no 11, “bogeys” nos 14, 17 e 18 e “birdie” no 15). O “Back Nine” foi pouco melhor, mas registou “bogeys” no 4, 5 e 7. O resultado final de 79 pancadas deu-lhe um agregado de +10 e a 102ª posição empatado.
João Pinto Basto tinha participado entre 15 e 17 deste mês na primeira competição do ProGolf Tour de 2022, o “Dreamland Pyramids Classic”, em Giza, também no Egito, prova em que terminou na 47ª posição. Esteve também no “NewGiza Pyramids Challenge 2022”, jogado entre 19 e 21, mas no NewGiza Golf Club também não passou o “cut”.
Para Pedro Lencart, o “Allegria Open 2022” foi a primeira prova em que participou no ProGolf Tour de 2022.
Esta prova conclui-se amanhã e tem nesta altura como líderes o francês Victor Veyret (69+68) e o alemão Jannik De Bruyn (72+65), ambos com sete pancadas abaixo do PAR do The Allegria Club.
Entre 12 e 14 de Abril joga-se mais uma prova do ProGolf Tour – que no final de cada ano promove os cinco primeiros da respetiva Ordem de Mérito ao Challenge Tour -, igualmente no Egito. Trata-se do “Red Sea Ain Sokhna Classic 2022”, disputado na zona do Suez, no Golf Club Sokhna.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 26 de março de 2022
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe