Skip to main content
João Maria Pontes conquista Taça da Federação Portuguesa de Golfe BPI

João Maria Pontes conquista Taça da Federação Portuguesa de Golfe BPI

|

João Maria Pontes venceu hoje a Taça da Federação Portuguesa de Golfe BPI, que decorreu desde sábado no Oporto Golf Club, em Espinho. Na final, em 36 buracos, o atleta do Club de Golf de Miramar bateu João Miguel Pereira, da Quinta do Peru, por 7/5, conquistando assim o primeiro majorda sua carreira.

A prova masculina contou com 80 participantes e começou com duas voltas de stroke play, para decidir os 32 apurados para a fase de match play, para a qual se reservaram três dias, sendo que nos dois primeiros os jogadores tiveram de disputar dois encontros, um de manhã e outro de tarde.
No Par 71 do Oporto, Pontes terminou a primeira fase no 14.º lugar, com voltas de 76 e 74 e um total de 150 (+8). Nas eliminatórias, até chegar ao último encontro, teve de deixar pelo caminho três companheiros de clube: Diogo Almeida (7/6), logo na primeira partida; Hugo Ferreira (1 up), nos quartos-de-final; e Pedro Clare Neves (3/1), nas “meias”; nos oitavos-de-final batera Alberto Costa Marques (3/1), antigo miramarense mas hoje membro do Oporto, e que fora terceiro no stroke play.

Na final, concluiu os primeiros 18 buracos a liderar por 3 up e nunca cedeu da parte da tarde, vindo a triunfar no 31.º buraco de jogo. “Acaba por ser um alívio, porque no último ano e meio ou mais, desde o início da pandemia, nunca tinha demonstrado o que demonstrei neste torneio. Provei a mim próprio que consigo, através de ajuda de várias pessoas”, disse o vencedor, que fez 21 anos em Setembro.

João Maria Pontes dedicou o título à sua avó, falecida este ano, aos seus pais, à namorada e à equipa técnica, composto por Carlos Magalhães (seu treinador em Miramar), André Guimarães (preparador Físico), Jaime Milheiro (médico desportivo), Vítor Alves (Osteopata), a António e Mariana Salazar, da marca Kankura, e ao Banco Carregosa.

Quanto a João Miguel Pereira, foi 9.º no stroke play com voltas de 78-71 e um total de 149 (+7) e depois, antes de atingir a final, impôs-se a Pedro Sá Lima (3/2), do Vidago Palace, e a três jogadores do Oporto: Pedro Mendes (1 up), Vasco Alves (2/1) e ao açoriano Ricardo Garcia (4/3).

Vasco Alves – primeiro classificado destacado na fase de stroke playf com uma excelente segunda volta de 63 (-8) – foi o vencedor da Taça de 2019, jogada no Troia Golf, batendo na final Ricardo Garcia, que voltaria a chegar à final em 2020, no Montado, perdendo então para Pedro Lencart (Miramar), que entretando se tornou profissional. Ricardo Garcia esteve nas duas últimas finais antes desta em representação do Clube de Golfe da Ilha Terceira.

 

Golftattoo

Miraflores, 6 de outubro de 2021

Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2025 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados