Jamie Savage vence Tour Championship do PT Tour e Tomás Bessa ganha Ordem de Mérito
O escocês Jamie Savage conquistou o Tour Championship do PT Tour, que se concluiu hoje no Dom Pedro Laguna. O britânico superiorizou-se após um “Playoff” de quatro buracos, em que teve por opositores Vítor Lopes e Tomás Bessa (que venceu a Ordem de Mérito do circuito).
Dificilmente a prova de encerramento do PT Tour, circuito profissional de golfe integralmente jogado em Portugal, poderia ter um final mais renhido. Após as três voltas do “Optilink Tour Championship”, havia três jogadores empatados na primeira posição, com um agregado de 206 pancadas (-10): os portugueses Vítor Londot Lopes (72+70+64) e Tomás Guimarães Bessa (69+64+73); e o escocês Jamie Savage (69+68+69).
Foi assim necessário recorrer a um “Playoff” por morte súbita, disputado no 18 do percurso do Dom Pedro Laguna, em Vilamoura. Logo no primeiro buraco, Tomás Bessa ficou de fora da luta, dado que colocou a sua bola no cimo de uma palmeira. Vítor Lopes e Jamie Savage empataram o buraco e voltaram ao “tee” para o voltar a jogar mais três vezes, já que apenas à quarta vez houve superioridade de um dos jogadores – Savage impôs-se, com “birdie”, e arrecadou assim os 3.500 euros destinados ao campeão.
“Nos ‘Back Nine’ a determinada altura cheguei a ter duas pancadas de vantagem, mas depois falhei um ‘putt’ curto e perdi um pouco a confiança. Felizmente consegui controlar as emoções no ‘Playoff’ e ganhar”, declarou o campeão da prova, que sublinhou: “O tempo esteve ótimo e o evento foi muito bem organizado”.
“Fiz um resultado de -8 com o meu treinador, Joaquim Sequeira, a acompanhar toda a volta, este resultado é para ele”, disse Victor Londot Lopes no final da competição. “Ir a ‘Playoff’ e não ganhar deixou-me um sabor amargo”, confessou. O algarvio recebeu um “prize-money” de 2.000 euros.
Quanto a Tomás Guimarães Bessa, disse à Organização: “Estou muito feliz por ter vencido esta Ordem de Mérito. Ganhei dois torneios e perdi duas vezes no ‘Playoff’. Hoje tive uma volta em que tudo correu mal, falhei ‘putts’ curtos, fiz más leituras de vento e não consegui aproveitar as quatro pancadas de vantagem que tinha no final do dia de ontem. Para mais, logo no primeiro buraco do desempate coloquei a bola em cima de uma árvore, o que me levou a fazer ‘duplo-bogey’ e ser eliminado”, referiu Tomás Bessa, que recebeu os 1.500 euros destinados ao terceiro classificado.
Foram estes os resultados dos restantes golfistas portugueses participantes nesta prova de conclusão do PT Tour 2022/2023:
T11º Tomás Melo Gouveia, 211 (70+71+70, -5)
T22º Pedro Almeida, 214 (72+69+73, -2)
T22º Hugo Santos, 214 (70+73+71, -2)
T59º Francisco Oliveira, 231 (77+79+75,+15)
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 13 de março de 2023
Fotografia © Berto Granja / PT Tour