Skip to main content
III Open de Portugal de Pitch and Putt

III Open de Portugal de Pitch and Putt

Hugo Espírito Santo bisa após duelo emocionante com João Monteiro

Hugo Espírito Santo ganhou hoje o III Open de Portugal de Pitch & Putt, no Clube de Golfe da Quinta das Lágrimas, em Coimbra. Foi a segunda vitória no torneio para o vice-campeão nacional da especialidade, que havia vencido a primeira edição em 2015, no Clube de Golfe de Rilhadas.

Numa prova em três voltas de 18 buracos (duas no sábado, uma no domingo), Espírito Santo totalizou o excelente agregado de 145 pancadas (48-48-49), 17 abaixo do par, tendo sido o único entre os 52 participantes que jogou sempre abaixo das 50.

Recebeu o troféu das mãos do italiano Carlo Farioli, presidente da Associação Internacional de Pitch & Putt (IPPA), que no final dos discursos entregou o testemunho para a organização do IV Open de Portugal de P&P a Domingos Cardoso, Vogal do Clube de Golfe de Braga que vai organizar a prova no próximo ano em Braga.

 

O presidente da Federação Portuguesa de Golfe, Miguel Franco de Sousa, e o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Cidade, estiveram presentes no jantar de boas-vindas.

O campeão deixou o vice-campeão, João Filipe Monteiro (49-47-53), a quatro pancadas de distância, mas travou com este um duelo emocionante até ao fim. Tinham iniciado a última volta empatados na frente com -12 e, após 15 buracos, Espírito Santo tinha sobre ele uma pancada de vantagem apenas; mas fez birdie no 16 e no 18 viu o seu rival acabar mal, com duplo bogey.

“Foi difícil, o João Monteiro deu-me luta até ao último buraco”, afirmou Espírito ao Gabinete de Imprensa da FPG, ele que acaba de deixar o Clube de Golfe de Rilhadas. “Sinto-me muito feliz, porque é uma vitória na minha terra natal e no meu clube original”, acrescentou.

João Monteiro, de 30 anos, disse: “Joguei o meu melhor, acabou por ser nos detalhes, que se decidiu, especialmente nos putts de média e longa distancia – o Hugo meteu alguns e eu não meti nenhum. No 18 arrisquei tudo, sabendo que um duplo bogey chegava para segurar o segundo lugar.”

O pódio foi preenchido na íntegra por jogadores da “casa”, já que o jovem João Iglésias, campeão nacional de sub-12 no golfe convencional em 2016, terminou no terceiro lugar com 150 (50-50-50).

No quarto lugar ficou o espanhol que defendia o título, Thomas Artigas, com 152 (48-53-51). E António Tendeiro completou o top-5 e foi o melhor sénior com 152 (52-48-53). Destaque ainda para o sexto lugar da jovem Diana Pacheco, que, com 154 (52-53-49), foi a primeira classificada em senhoras.

Gabinete de Imprensa da FPG

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2025 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados