Skip to main content
Francesca Fiorellini vence 92.º Campeonato Internacional Amador de Portugal Feminino

Francesca Fiorellini vence 92.º Campeonato Internacional Amador de Portugal Feminino

Depois de duas classificações consecutivas entre as 10 primeiras, Francesca Fiorellini, de apenas 16 anos, saiu vencedora, hoje, do 92.º Campeonato Internacional Amador de Portugal Feminino, no Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela.

Tornou-se assim na segunda italiana a erguer o troféu nos últimos três anos e a terceira nos últimos seis. Juntou o seu nome aos de Letizia Bagnoli (2017) e Alessia Nobilio (2020).
Partindo para a última volta a liderar com duas pancadas vantagem sobre a francesa Maylis Lamoure, foi entre ambas que o título se decidiu. Num dia em que os resultados foram mais elevados que nos dias anteriores, devido a algumas difíceis colocações de bandeiras e a greens que entretanto se tornaram um pouco mais rápidos, a italiana impôs-se com o resultado final de 72 (par), face ao 73 (+1) da gaulesa, que procurava suceder na lista das vencedoras à sua compatriota Lucie Malchirand.

Com um total agregado de 279 (-9), Francesca Fiorellini acabou assim por ganhar com três pancadas de vantagem sobre Lamoure, que foi vice-campeã com 282 (-6). A alemã Helen Briem foi terceira com 284 (-4), a inglesa Lottie Woad quarta com 285 (-3) e a espanhola Anna Cañado Espinal completou o top-5 com 286 (-2). Só houve mais uma jogadora a somar um total agregado abaixo do par: a francesa Carla de Troia com 287 (-1).

“É incrível ganhar o primeiro torneio do ano, estou muito honrada por ter vencido o Internacional de Portugal”, disse Francesca Fiorellini, que, apesar da sua jovem idade, ocupa já a 57.ª posição no ranking mundial amador – e vai subir na tabela após o êxito no Montado, onde competiu pela terceira vez: em 2020, na estreia, tinha terminado entre as sétimas classificadas; em 2021, finalizara sozinha na 10.ª posição.

“É um grande campo e já o conheço bem. Lembro-me que na minha primeira presença aqui fiz o meu melhor resultado de sempre até então, 67 (-5), e foi um grande dia para mim”, afirmou a jovem italiana, para quem este título é o segundo consecutivo na alta roda do golfe europeu amador. É que em Novembro conquistara já o Internacional de França Sub21, que atribui o Troféu Esmond.

Sofia Sá, a única portuguesa que passou o cut aos 54 buracos, chegou a coliderar após duas voltas, mas acabaria por sair do top 10, igualando o 12.º lugar da edição passada, quando obteve a melhor classificação de sempre de uma portuguesa neste prestigiado evento amador, que tradicionalmente é o primeiro no calendário da Associação Europeia de Golfe (EGA), sob a égide da Federação Portuguesa de Golfe.

Depois de voltas de 70 e 69, a campeã nacional absoluta, de 17 anos, jogou as restantes duas em 75 e 77, somando 291 (+3). “Estou um pouco desiludida com estas duas últimas voltas, porque sinto que podia ter feito bem melhor. Ontem os putts não entraram, hoje os shots ao green ficaram sempre longe do buraco e depois fiquei sempre com putts compridos. O objectivo a que me propus não foi cumprido.”

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 29 de janeiro de 2022

Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2023 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados