Skip to main content
Campeões em estreia absoluta no Circuito Mid-Amateur

Campeões em estreia absoluta no Circuito Mid-Amateur

|

Gonçalo Costa e Sofia Câmara jogaram pela primeira vez no Circuito Mid-Amateur e… ganharam. Foi no arranque da nova temporada, no 1.º Torneio, realizado este fim-de-semana no Benamor Golf. Com muita emoção e incógnita quanto aos desfechos.

Gonçalo Costa e Sofia Câmara entraram com o pé direito no Circuito Mid-Amateur 2022, vencendo o 1.º Torneio na categoria “Ouro”. A prova jogou-se este fim-de-semana em duas voltas no Par 71 do Benamor Golf, em Tavira.
Foram triunfos especiais, já que ambos são antigos titulares das seleções nacionais e fizeram aqui a sua estreia absoluta no Circuito Mid-Amateur, num “tour” que remonta a 2020.

Em Homens, com 55 participantes, assistiu-se a um grande duelo entre Gonçalo Costa (Lisbon Sports Club) e o espanhol Manuel Pulido (ADCQR – C.G.). Com voltas de 72 e 71, para um total de 143 (+1), o português impôs-se pela diferença mínima.

Pulido liderava aos 18 buracos com 70 e com uma vantagem de dois ‘shots’ sobre Gonçalo Costa e Manuel Calçado (Paço do Lumiar), mas deixou-se ultrapassar pelo primeiro ao entregar um segundo cartão de 74, somando 144 (+2).

Gonçalo Costa é assim o primeiro líder na categoria Ouro da Road to Troia, a ordem de mérito do Circuito Mid-Amateur. A vitória valeu-lhe 300 pontos para a tabela.

“Foi uma vitória muito difícil e sem dúvida muito importante. O Manuel, para além de um ótimo parceiro de jogo nos dois dias, é um excelente jogador”, disse Gonçalo Costa.

A mostrar que o título, nesta jornada decisiva, foi uma questão a dois, o terceiro classificado, João Teixeira Almeida (Paço do Lumiar), registou um agregado de 149 (74-75).

Tiago Costa (Aroeira), o campeão nacional amateur em título e n.º 1 na Road to Troia 2021, acabou no quarto lugar com 150 (73-77)

A completar o top-5, Ricardo Freire da Costa (Vilamoura), com 151 (77-74).

Uma das novidades deste ano no Circuito Mid-Amateur é a contemplação de uma classificação Sénior (acima dos 50 anos). Nesta vertente, também houve incógnita até ao fim quanto ao desfecho.

Terminando empatados na frente com 154 (+12), Miguel Lourenço (81-73) e João Fortes (78-76) tiveram de ir a ‘play-off’. Venceu Miguel Lourenço com um birdie no segundo buraco do desempate, jogado sempre no buraco 9 (Par 4).

“Estou muito contente, foi como que uma ignição para voltar a pegar nos tacos, dos quais andava um pouco arredado nos últimos meses”, disse Miguel Lourenço, garantindo que será presença constante no Circuito Mid-Amateur.

Em Senhoras, com cinco concorrentes, Sofia Câmara (Quinta do Peru) somou 166 (86-80) para ganhar com três de vantagem sobre Maria José Pinto (CG Vilamoura), campeã nacional mid-amateur em título, que totalizou 169 (85-84). Mafalda Magalhães foi terceira com 176 (88-88).

“Apesar de ter baixado seis pancadas no resultado em relação ao primeiro dia, não posso dizer que hoje tenha jogado melhor. Simplesmente, não marquei dois 8, como ontem tinha acontecido. Foi uma vitória difícil e saborosa”, disse a vencedora.

Maria José Pinto venceu na classificação Sénior, na qual tinha Ana Basílio dos Santos (ACP Golfe) como concorrente.

O 2º Torneio do Circuito Mid-Amateur joga-se a 12 e 13 de Março, no Belas Clube de Campo.

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 20 de fevereiro de 2022

Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2023 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados